As fortes chuvas que atingiram Minas Gerais, nas últimas semanas, deixaram um rastro de destruição em diversos municípios mineiros, provocando deslizamentos de terra e enchentes que inundaram milhares de residências. Em muitos casos, os moradores tiveram de abandonar suas casas às pressas deixando pra trás todos os seus pertences. Para muitos, não deu tempo sequer de salvar os documentos pessoais.
Para atender especialmente à população mais fortemente atingida pelas chuvas, em Congonhas, região Central de Minas, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca, a Polícia Civil e a Prefeitura do município irão realizar mutirão para emissão de carteiras de identidade. O esforço concentrado acontece nesta sexta-feira (14/1), a partir das 9h, na sede da Delegacia de Polícia Civil da cidade (Rua Veneza, 228, bairro Jardim Vila Andreza).
“As chuvas do início de janeiro assolaram Congonhas, assim como praticamente toda Minas Gerais, causando desabamentos, alagamentos e outros estragos de grande monta, em toda a cidade. A população ficou desolada”, afirmou a juíza coordenadora Cejusc da comarca, Flávia Generoso de Mattos Tavares, que é titular da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de Congonhas.
Diante disso, de acordo com a magistrada, os servidores do Judiciário local, por meio do Cejusc, se mobilizaram para ajudar. “Buscando o apoio da Prefeitura e da Polícia Civil, eles avaliaram que uma importante maneira de ajudar, neste momento, seria a realização de um mutirão para cadastramento e emissão dos RGs dos atingidos pelas enchentes”, disse.
A magistrada afirmou ainda que foram organizados grupos que estão se deslocando até as escolas ou outros locais onde estão alojadas as famílias. A juíza ressaltou o empenho dos que atuam no fórum da comarca, que foram a campo, para prestar assistência ao cidadão.
Judiciário próximo da comunidade
A servidora, coordenadora do Cejusc de Congonhas, Sabrina Cruz Rezende, disse que “o cadastramento para emissão de documentos está sendo realizado, com as devidas orientações, além da marcação de horários de atendimento”.
Os interessados podem fazer contato com o Cejusc, pelo telefone (31) 3731-2452. O agendamento também pode ser feito de maneira presencial na Rua Marques de Bonfim nº9 no bairro Praia, em Congonhas.
Para a emissão da RG, serão necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; duas fotos 3 x 4; e Declaração de Carência ou Folha Resumo do CAD Único. “Iremos providenciar as fotos, no dia do atendimento. Estamos também fornecendo uma certidão de hipossuficiência para que as pessoas consigam obter gratuitamente suas certidões de nascimento e casamento, por meio de parceria que fizemos com cartórios locais”, diz Sabrina Rezende.
Ela também afirmou que “sair do fórum, para ver de perto a realidade que essas famílias estão vivenciando, é um movimento muito importante. Temos visto muito sofrimento, muita aflição dos afetados pelas chuvas. O que essa iniciativa propõe é uma forma de o Judiciário se aproximar ainda mais da comunidade, dentro da visão de que o Cejusc precisa estar próximo da população, como parte humanitária importante do Poder Judiciário. Estar perto dessas pessoas, neste momento, conversar com elas e entender suas demandas, é fundamental”.
Um segundo mutirão para emissão de carteiras de identidade poderá ocorrer na cidade na próxima semana, em data ainda a ser definida.
Fonte: TJMG