A seção mineira do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-MG) promoverá, entre os dias 19 e 21 de agosto, o II Congresso Mineiro de Direito de Família e Sucessões. O evento, que tem o apoio da Amagis, acontecerá em Belo Horizonte e reunirá todos os operadores do Direito em torno de diversas palestras. Clique aqui para ver a programação completa.

Para a presidente do IBDFAM-MG, Fabíola Meijon, o Direito de Família apresenta desafios atualmente que podem ser solucionados com a troca de experiências. “Nesse sentido, planejamos 11 temários de palestras, os quais contarão com um palestrante e dois debatedores cada. Além desses onze temas de palestras, no encerramento do congresso haverá uma mesa redonda sobre o assunto da violência doméstica”, afirmou a presidente.

O juiz da 1ª Vara de Família de Belo Horizonte, Newton Teixeira, ressaltou a importância da participação dos magistrados nesses debates. “São inúmeras as inovações que estão acontecendo no Direito de Família nos últimos anos. Os juízes poderão trocar ideias e tirar conclusões para facilitar o trabalho de todos. O que acontece em muitos congressos é que eles são específicos para os juízes, advogados ou promotores. Estamos desfazendo essas ilhas e tentando promover a comunicação de todos”, disse o magistrado.

O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, juiz Maurício Soares, considera gratificante para a Associação poder apoiar iniciativas como essa. “A capacitação que se busca nesses estudos é mais um passo no aprimoramento das ações do Poder Judiciário, que, assim como a Amagis, está sempre em busca da excelência”, afirmou.

Para o desembargador Francisco Figueiredo, o entendimento jurídico ganha substância com a troca de experiências. Ele destaca ainda que o congresso tem um caráter nacional, mas que “contará com a participação de diversos estudiosos de Minas Gerais, dentre advogados, promotores e magistrados, que são interessadíssimos no ideal da discussão e da melhor forma de aplicação do Direito de Família”.

As inscrições para o congresso podem ser feitas até o dia 19 de agosto. O valor para os magistrados associados à Amagis é de R$ 190,00, conforme convênio firmado entre a Associação e o IBDFAM-MG. O evento acontecerá no Minascentro.