O VIII Congresso de Pensionistas e VI Congresso de Aposentados da AMB foi aberto, nesta quarta-feira (26), pelo Diretor-Presidente da ENM, Roberto Bacellar, que representou o Presidente da AMB, Nelson Calandra, pelo Coordenador dos Aposentados, Sebastião Amorim, e pela Diretora da Secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz de Oliveira, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu.

Antes de iniciar seu pronunciamento, Bacellar leu a mensagem feita pelo Presidente Calandra que afirmou “ter certeza que bons frutos serão colhidos no futuro e que as sementes que vocês lançaram ficarão para sempre. Com vocês, a AMB ficou mais participativa e democrática”.

Em seguida, Bacellar disse que o Congresso de Pensionistas e Aposentados é um momento de união, de valorização e integração da Magistratura brasileira. “É um momento fundamental de união entre todos os Magistrados, inclusive, na questão do subsídio que é um problema atual para manter a sua paridade, integralidade e irredutibilidade”, ressaltou.

“Queremos uma Magistratura sempre unida e vencedora. Queremos que todos consigam os seus objetivos e que as pensionistas tenham por parte de toda a Magistratura os seus direitos e suas prerrogativas”, afirmou a Diretora da Secretaria de Pensionistas.

Para Sebastião Amorim, o evento tem o objetivo de unir uma parte dos integrantes da AMB que não tinham condições de estarem juntos. “Fazer esse congresso, aqui, é Foz do Iguaçu é muito importante para a Magistratura, pois representa união. Conseguimos provar que com amor tudo é possível”, disse.

Após a solenidade de abertura, o Médico Gerson Lopes fez a palestra “Vivendo e aprendendo sempre”, onde focou alguns valores da vida. “Enfoquei que alguns valores podem ajudar que a gente reflita e viva o processo de aprendizagem constante. Viver é sempre aprender e em matéria de vida, somos sempre aprendizes independente da idade”, pontuou.

Participaram também da solenidade, o Superintendente da Diretoria Jurídica da Itaipu Nacional, Luciano Veras; o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Ivan Bortoleto; O Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Paraná (Amapar), Gil Guerra; a Diretora do departamento de Pensionistas da Amapar, Marília de Oliveira Viel; o Secretário de Assuntos Internacionais da prefeitura de Foz do Iguaçu, Sérgio Lobato Machado.

Da AMB estiveram presentes, o Coordenador da Justiça Militar, Edmundo Franca; o Vice-Presidente da ENM, Marcelo Piragibe; o Diretor-Adjunto da Justiça Militar da ENM, Alexandre Quintas, o Diretor-Adjunto da Justiça Eleitoral, Luís Márcio Pereira, o Coordenador da Escola, Raul Mariano, o ex-Presidente da AMB Milton Martins, entre outras autoridades.

Nesta quinta-feira (27), o Diretor-Presidente da ENM, Roberto Bacellar, vai falar, às 17h, sobre “Arte de pacificar e as funções do conciliador e mediador de conflitos”. Às 18h, a Vice-Presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da AMB, Lílian Lygia Ortega Mazzeau, vai palestrar sobre “Aposentadoria: Um novo começo”, durante a programação do Congresso dos Aposentados.

No Congresso de Pensionistas, às 16h, está marcada a palestra “Relacionamento das Pensionistas com os Tribunais e com os Institutos de Previdência e possíveis soluções”, com o Presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), Paulo Dimas, e, às 17h, será a vez do Juiz Jorge Franklin Alves Felipe falar sobre “Paridade de provimentos” (PEC 26). O evento termina neste sábado (29)

Veja o depoimento de alguns participantes


“É um evento importante para toda a Magistratura, pois estamos batalhando para que seus direitos sejam respeitados e reconhecidos”
Milton Martins – Ex-Presidente da AMB

“Esse evento é da mais alta importância para a Magistratura, pois abre espaço para os aposentados e pensionistas se articularem e se integrarem cada vez mais na AMB”
Edmundo Franca - Coordenador da Justiça Militar

“Essa reunião de dois eventos em um só é a materialização desse objetivo oportuno, que é a valorização e a integração da Magistratura. Aplaudo essa iniciativa”
Gil Guerra- Presidente da Amapar

“O Congresso existe há oito anos. Ele é fundamental porque é nesse espaço que buscamos nossos direitos. Dessa forma, é um momento para efetuar o nosso grito”
Marília Viel- Diretora de Pensionistas da Amapar

“Essa reunião de dois eventos em um só é a materialização desse objetivo oportuno, que é a valorização e a integração da Magistratura. Aplaudo essa iniciativa”
Gil Guerra- Presidente da Amapar

“Cada congresso é uma renovação de lutas. Estamos todas reunidas com o objetivo de fazer a nossa carta, que traz todas as nossas reivindicações. Estamos lutando pela PEC 26, que traz a integralidade para as pensionistas e também aos aposentados”
Eneida Barbosa- Ex-Diretora da Secretaria de Pensionistas da AMB
Fonte: AMB