Congresso FDMC

Teve início nesta segunda-feira, 10, o I Congresso de Ciências Criminais da Faculdade de Direito Milton Campos, que vai debater com autoridades e especialistas, até a próxima quarta-feira, 12, temas ligados às mais atuais questões das ciências penais. O evento, que tem o apoio da Amagis, presta uma homenagem ao professor Décio Fulgêncio.

A solenidade de abertura do Congresso foi presidida pela diretora da Faculdade de Direito, professora Lúcia Massara, que agradeceu a presença de todos e falou sobre o homenageado, sua dedicação com o Direito Penal, seu enorme respeito à ciência jurídica e seu esforço pessoal para o fortalecimento da Faculdade Milton Campos desde o início.

Congresso FDMC-CC

O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou da solenidade de abertura e, em nome da magistratura mineira, parabenizou o professor Décio Fulgêncio e toda sua família pela justa homenagem recebida, ressaltando sua brilhante trajetória pessoal e profissional, sempre pautado na dignidade, na moral, na ética e acima de tudo no zelo pelos estudos das Ciências Penais. O magistrado destacou sua experiência própria de convivência profissional com o professor Décio. "Sempre tive nas palavras do professor lições perenes de vida e de Direito Penal e, por isso, é merecedor da homenagem a qual a Amagis aderiu".

Em nome da família, o professor Epaminondas Fulgêncio Neto, filho do homenageado, destacou a honradez da homenagem recebida. “É com muita emoção e honra que recebemos a homenagem a esse que, mais que meu pai, é meu ídolo”, disse ele.

Ao fim da solenidade de abertura, o presidente do Diretório Acadêmico, Pedro Abraão, entregou o professor Epaminondas Fulgêncio, uma placa em homenagem ao professor Décio.

Além da diretora da FDMC, Lúcia Massara, do desembargador Herbert Carneiro, do professor Epaminondas Fulgêncio, também participaram da abertura do Congresso, o professor Luciano Santos Lopes, coordenador da Área Penal na Graduação; professor Marcos Afonso Souza, vice-diretor da FDMC; procurador de Justiça Nedens Ulisses, presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP); Pedro Abraão, presidente do Diretório Acadêmico da FDMC

Congresso-Homenagem

Palestras

A primeira palestra do dia foi sobre crimes contra a liberdade sexual, proferida pelo professor Cézar Roberto Bitencourt, doutor pela Universidade de Sevilha, na Espanha, e membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul (aposentado).

Ainda nesta segunda-feira, serão debatidos temas como sistema penal do século XXI e crimes eleitorais.

Na quarta-feira, 12, o desembargador Herbert Carneiro, participará da mesa de debates sobre o tema “A Execução Penal no Brasil: Perspectivas eDesafios do Século XXI”, juntamente com a desembargadora Jane Silva, o advogado Felipe Martins Pinto e o professor Franklin Higino Caldeira Filho.

Confira aqui a programação completa do evento.