Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 18, a abertura do XI Conbrascom – Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, que conta com apoio da Amagis. O evento será realizado até amanhã, 19, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com o tema “Comunicação Pública: gestão e Perspectivas no Sistema de Justiça”.

Conbrascom I

O 3° vice-presidente do TJMG, desembargador Wander Marotta, representou, na solenidade, o presidente do Tribunal, desembargador Pedro Bitencourt. O magistrado agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento. “Todos os poderes públicos estão sob os holofotes da crítica popular ou da mídia, acerca de seu funcionamento e dos resultados que apresenta. E, neste contexto, o papel da comunicação, em um regime democrático como o nosso, é fundamental para esclarecer dúvidas e explicitar a transparência nas nossas ações”, afirmou.

O desembargador Wander Marotta falou ainda sobre o acesso à Justiça, que hoje é feito do modo mais amplo possível, e ressaltou a necessidade de encontrar maneiras para extirpar a morosidade, um problema complexo da Justiça em todo o país. “As instituições, assim como as empresas, devem ter a comunicação como um instrumento estratégico de gestão, afim de que mostremos à população de modo a estampar a nossa face mais eficiente, sem deixar de ser verdadeiros na apresentação dos nossos resultados”. O desembargador falou sobre o atual cenário pelo qual passa o país e destacou que quanto mais séria for a comunicação, mais fortalecido ficará o Estado Democrático de Direito.

O presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, Vanderlei Luiz Ricken, cumprimentou todos os colegas presentes e fez um agradecimento especial ao presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, e ao presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, pelo apoio que possibilitou a realização do Congresso, e a todos os colaboradores e participantes. Vanderlei Luiz falou sobre as motivações do tema do Congresso e a necessidade do encontro dos assessores para debater as especificidades da comunicação pública.

Conbrascom II


“O núcleo em torno do qual foram construídas as palestras, os painéis e oficinas é resultado de uma pesquisa promovida pelo FNCJ. Em nossos encontros, ao longo dos últimos anos, temos debatidos nossos dilemas, nossas diferenças de estrutura e de concepção sobre o que nos move no dia a dia. O Conbrascom tem se distinguido como uma espécie de parada quase obrigatória para pensar e repensar a comunicação pública”, afirmou, desejando êxito a todos no Congresso.

Também participaram da solenidade de abertura do Congresso o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; a presidente do TRT 3ª Região, desembargadora Maria Laura Franco; a secretária-geral do Ministério Público, promotora de Justiça Élida de Freitas Resende, representando o procurador-geral de Justiça Carlos André Mariani; o chefe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte, Régis Souto, representando o prefeito Márcio Lacerda; o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho; o diretor do foro da Justiça Federal seção judiciária de Minas Gerais, juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga; e o diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Lúcio Braga, representando o presidente conselheiro Sebastião Helvécio Ramos de Castro. Assessores de Comunicação da área de jurídica de todo o país estão presentes em Belo Horizonte para o Congresso. O Conbrascom é realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça com apoio da Amagis. O objetivo é ampliar o debate sobre a comunicação nos órgãos que integram o Sistema de Justiça, envolvendo os diversos segmentos afins, além da sociedade civil organizada e dos próprios assessores de comunicação.

Essa é a primeira vez que o Conbrascom é realizado na capital mineira e durante dois dias vai debater temas como a comunicação pública na construção da cidadania, a gestão da comunicação e perspectivas no Sistema de Justiça e o desenvolvimento de estratégias de Comunicação integrada no Poder Judiciário. Veja aqui a programação completa do Congresso.