Teve início nesta quinta-feira, 23 de outubro, e segue até amanhã, dia 24, o XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-MG), realizado em Belo Horizonte. O evento, que celebra os 40 anos da ABMCJ-MG, conta com o apoio da Amagis e reúne ministras, magistradas, advogadas, promotoras, defensoras, delegadas, pesquisadoras, docentes, estudantes e representantes de diversas instituições públicas e privadas de todo o País.

A solenidade de abertura contou com a presença da presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e de outras autoridades. A cerimônia foi conduzida pela presidente nacional da ABMCJ, Manoela Gonçalves Silva, e pela presidente da ABMCJ-MG, desembargadora Kárin Emmerich, que também é vice-corregedora-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Em seu pronunciamento, a desembargadora Kárin Emmerich falou da importância simbólica de Minas Gerais como sede da comemoração e refletiu sobre o papel coletivo das mulheres que constroem, há quatro décadas, a história da ABMCJ. “É com imensa alegria e orgulho que damos início hoje à solenidade de comemoração dos 40 anos da ABMCJ. E não poderíamos estar em um lugar mais simbólico e significativo: Minas Gerais, com sua essência acolhedora, nos ensina que força e delicadeza podem caminhar juntas. Essa terra viu nascer a nossa Associação, e hoje celebramos quatro décadas de história, avanços e união. Embora tenhamos trilhado um longo caminho, ainda somos minoria nos espaços de decisão. O tempo da transformação é agora e ela se tece em rede, com coragem, estratégia, escuta, firmeza e generosidade”, afirmou a magistrada.

Encerrando sua fala, Kárin Emmerich citou Cora Coralina ao afirmar que cada passo conta e é a constância da caminhada que transforma. “O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, enfatizou o papel essencial das mulheres na construção de um Judiciário mais justo e igualitário. “É motivo de grande orgulho para a Amagis participar desta celebração que homenageia quatro décadas de lutas, conquistas e inspiração. A ABMCJ é símbolo de resistência e transformação, e sua trajetória reforça o papel das mulheres na promoção da justiça e da igualdade. Que este congresso renove nossas forças e reafirme o compromisso coletivo de abrir caminhos e fortalecer a presença feminina em todos os espaços de poder”, disse.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, saudou as participantes e reafirmou o compromisso do Tribunal com a equidade de gênero. “É uma honra receber este evento em Belo Horizonte, que reafirma a importância das mulheres no mundo jurídico. No nosso Tribunal, todos os grupos e comissões devem observar a equidade de gênero. Além da normatização federal que prevê o número de 40% de mulheres na segunda instância, o TJMG foi além: aprovamos o mínimo de 50%. É uma caminhada longa e um compromisso que deve ser defendido diariamente”, afirmou.

Com o tema “Justiça, Gênero e Inovação: Por um Direito Transformador”, o Congresso discute assuntos atuais e relevantes, como a paridade no Congresso Nacional e nos parlamentos, o papel das parcerias público-privadas na modernização da Justiça, os impactos da inteligência artificial nos tribunais, a liderança feminina e a aplicação da Lei Maria da Penha frente aos desafios digitais, entre outros temas que reforçam o papel transformador do Direito. Veja aqui a programação completa.
Durante o evento, foi lançado o Selo dos 40 anos da ABMCJ
A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) é uma organização não governamental fundada em 1985. De âmbito nacional, tem como missão contribuir para o estudo crítico do Direito e desenvolver ações voltadas ao empoderamento das mulheres de carreira jurídica, à promoção da igualdade de gênero e à valorização da mulher como ser humano.



