O programa Conhecendo o Judiciário, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi incluído no Banco de Boas Práticas de Gestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove o compartilhamento e a divulgação das melhores práticas de gestão aplicadas no Poder Judiciário.

Para Patrícia Ferreira Kelles, gerente do Centro de Relações Públicas e Cerimonial, a inclusão do Conhecendo o Judiciário no site do CNJ representa o reconhecimento do pioneirismo do Tribunal mineiro em criar um programa voltado para a formação da cidadania de crianças, jovens e adultos. “O Conhecendo o Judiciário inspirou vários outros tribunais e associações de magistrados a criar programas semelhantes. Nosso programa começou grande, com a participação de mais de mil crianças das redes pública e particular de ensino, que assistiram à palestra inaugural no parque das Mangabeiras. Com 12 anos de atividades diárias, o programa já atendeu cerca de 100 mil pessoas em todo o Estado”, disse.

O programa

O programa Conhecendo o Judiciário foi lançado pelo TJMG em março de 1999, pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O programa atende alunos dos ensinos fundamental e médio, estudantes universitários e outros grupos organizados. As atividades incluem palestras sobre a estrutura e o funcionamento do Judiciário, visitas orientadas ao Palácio da Justiça e aos fóruns e julgamentos simulados. Além da capital mineira, 57 comarcas do interior implantaram o programa por iniciativa dos juízes diretores de foro.

Desde o início, o programa foi reconhecido pela sociedade, tendo recebido os seguintes prêmios: “Prêmio Opinião Pública - 1999”, do Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo; “Prêmio do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça”, em 2003, na categoria Publicação Especial, com a edição do livro dos trabalhos vencedores do “1º Concurso de Frases e Desenhos do Conhecendo o Judiciário”, e em 2004, na categoria Projeto Institucional.
Fonte: TJMG