Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, reuniram-se entre os dias 27 a 30 de agosto, com a sociedade civil organizada e trabalhadores de segurança pública na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada em Brasília (DF). O resultado destes quatro dias de debates foi a aprovação de 10 princípios e 40 diretrizes para área.
Para o vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e diretor de comunicação da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, a Conseg foi extremamente importante pelo fato de o poder público ter sentado pela primeira vez com a sociedade para ouvir suas reivindicações sobre a segurança. Para ele, a partir de agora, todas as iniciativas relacionadas à área terão como referências as deliberações da conferência.
Entre os princípios, o magistrado destacou a importância da autonomia das instituições, a adoção do Sistema Único de Segurança Pública, o atendimento humanizado e as atribuições constitucionais dos municípios. E entre as diretrizes, a importância de manter servidores penitenciários efetivos, e ainda, o fortalecimento das Defensorias Públicas.