O conselheiro Jaime de Cassio Miranda, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visitou a Diretoria da Amagis nesta quinta-feira, 28, acompanhado dos promotores de Justiça auxiliares do Conselho Henrique Macedo e Paula Moraes de Matos. O conselheiro preside a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo e Segurança Pública do CNMP e estava em visita em Minas Gerais onde cumpriu agenda na Procuradoria de Justiça, SEJUSP e fez questão de conhecer a metodologia APAC, onde esteva em Itaúna, Belo Horizonte e Santa Luzia.
Na ocasião, o conselheiro salientou a importância do modelo APAC como alternativa viável ao modelo prisional existente, e veio conhecer o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, que também preside o Conselho de Administração da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). Na ocasião foram discutidas fórmulas para fomentar a expansão da metodologia em todo o Brasil, sendo que o Conselheiro pretende abrir debate sobre o tema no CNMP e conta com a experiência dos presentes para auxiliá-lo nas tarefas, no que foi prontamente atendido.
A visita ainda contou com a presença da diretoria da FBAC, com a diretora-executiva Tatiana Faria e ex-diretor Valdeci Ferreira. Estiveram presentes também os conselheiros da FBAC Paulo Márcio Bragança de Matos, Tomaz de Aquino e o gerente de projetos do Instituto Minas pela Paz, Enéas Melo.