As quatro varas cíveis da comarca de Conselheiro Lafaiete promoveram esta semana, de segunda, 9 de junho, a quarta-feira, 11 de junho, um mutirão para o julgamento de processos relacionados ao pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat). Ao todo, cerca de 400 processos foram incluídos no mutirão. Além dos casos agendados, também foram atendidos os casos de partes que compareceram espontaneamente ao fórum para a tentativa de conciliação.

Dos processos agendados, 20% das partes não compareceram. Entre as partes que estiveram no fórum, o índice de acordos foi de 30%. Mesmo nos casos em que não houve acordo, foi feita a perícia médica das vítimas, o que já garante mais celeridade para a tramitação dos processos.

Os casos atendidos no mutirão em Conselheiro Lafaiete estavam relacionados a pessoas que sofreram acidentes de trânsito e tiveram algum tipo de lesão. Porém, apesar da lesão, elas não receberam a indenização e procuraram a Justiça. O Dpvat oferece coberturas para casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares.

“No mutirão, as vítimas foram encaminhadas para perícia médica e, em seguida, para a audiência de conciliação. Mesmo nos casos em que não houve acordo, a perícia foi feita e anexada ao processo, que já fica pronto para a decisão do magistrado”, explicou o juiz José Leão Santiago Campos, titular da 2ª Vara Cível e coordenador do mutirão.

Uma equipe com 40 pessoas participou da ação, entre magistrados, servidores e advogados. Para o trabalho também compareceram dois médicos peritos nomeados pelo juiz e dois médicos peritos assistentes indicados pelas partes. Além deles, estiveram presentes os advogados da seguradora Líder, responsável por administrar o seguro.

“O trabalho foi muito positivo. Processos que demorariam anos para serem finalizados foram resolvidos na hora. Os demais, que não tiveram acordo, tiveram a perícia médica realizada e já ficaram prontos para a sentença do juiz”, disse José Leão.

Um novo mutirão do Dpvat será realizado no fim do ano na comarca.

Fonte: TJMG