Integrantes do Conselho Editorial da Revista MagisCultura reuniram-se nesta terça-feira, 13 de maio, com a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, para iniciar os trabalhos da edição nº 32 da tradicional publicação cultural da magistratura mineira. Essa foi a primeira reunião com a participação da juíza Daniela de Freitas Marques, do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), como nova integrante do Conselho Editorial da Revista MagisCultura.

A edição nº 32 da Revista MagisCultura será lançada em outubro deste ano. Os interessados em contribuir com a revista podem enviar os trabalhos até o dia 4 de agosto de 2025, para o e-mail magiscultura@amagis.com.br

Participaram também da reunião, os membros do Conselho Editorial, desembargadores Gutemberg da Mota e Silva e João Quintino Silva, o juiz Jorge Paulo dos Santos, e o professor Hermes Guerrero, além do editor da revista, Manoel Marcos Guimarães, e o gerente de comunicação da Amagis, Bruno Gontijo.

Sobre a edição nº 31

A publicação traz em sua capa uma pintura em aquarela produzida pela artista plástica Sandra Bianchi, do Santuário do Caraça, localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, que completou, no ano passado, 250 anos. O texto “Complexo do Caraça, 250 anos - Sementeira de grandes homens” é de autoria do desembargador aposentado, José Tarcízio de Almeida Melo. Além da homenagem ao Complexo do Caraça, a 31ª edição da Revista MagisCultura celebra o centenário de Fernando Sabino, sobre a vida e obra de Goethe, de Thomas Mann, de Jean Paul Sartre e Albert Camus, e traz contos, poemas e crônica de juízes e desembargadores.

Entre os destaques da nova edição está uma reportagem com manuscritos inéditos sobre os combates em Passa Quatro (MG) durante a Revolução Constitucionalista de 1932. A reportagem principal é assinada pelo jornalista Manoel Marcos Guimarães, editor da revista. Os manuscritos que deram origem à reportagem e são parcialmente reproduzidos são de autoria do poeta e escritor Heli Menegale, que foi presidente da Academia Mineira de Letras e residiu durante vários anos em Passa Quatro, e de Arthur Tiburcio Ribeiro, chefe político local, que foi prefeito da cidade e deputado constituinte em 1934.

Todas as edições da MagisCultura estão disponíveis no site da Amagis. CLIQUE AQUI.