Após inspeção feita nos estabelecimentos prisionais de Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves e São Joaquim de Bicas, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) discute o sistema prisional do Estado, na próxima segunda-feira, 29, a partir das 9 horas, na sede da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). Participarão do encontro, autoridades da execução penal de Minas Gerais.
As inspeções em Minas foram feitas pelo membro do CNPCP, Alamiro Velludo Netto, e pelo representante da Ouvidoria do Departamento Penitenciário Nacional, Jeffrey Andreazza.
A Amagis vai sediar a 393ª Reunião Ordinária do CNPCP, órgão ligado ao Ministério da Justiça, porque seu presidente é também presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro. O encontro acontece até o dia 30 de abril, quando a situação de outros estados (Pernambuco e Distrito Federal) também será discutida.
O Conselho tem como função inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos penais, acompanhar o desenvolvimento da execução penal e propor às autoridades as medidas necessárias ao seu aprimoramento.