O XIII Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), sediado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em João Pessoa (PB), elegeu nesta sexta-feira (8/11) a nova composição administrativa. A posse, para mandato de um ano, será em janeiro de 2025.
Foram eleitos para a Mesa Diretora do Consepre:
Presidente - Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do TJSC
Vice-Presidente - Desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do TJRO
Vice-Presidente de Relacionamentos Institucionais - Desembargador Alberto Delgado Neto, presidente do TJRS
Vice-Presidente de Cultura - Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJBA
Vice-Presidente de Inovação e Tecnologia - Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, presidente do TJMG
O presidente do TJMG, Luiz Carlos Correa Junior, parabenizou os eleitos e destacou a honra e orgulho de assumir a Vice-Presidência de Inovação e tecnologia do Consepre, assim como seu antecessor, ex-presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. “Parabenizo os eleitos, em especial o novo presidente, do Consepre desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do TJSC. Ao mesmo tempo destaco a excelente gestão da atual direção administrativa presidida pelo desembargador Carlos França”.
Ele disse também que “numa época em que a tecnologia ganha relevância sem igual no dia a dia do Poder Judiciário,, o reconhecimento do Consepre, ao delegar ao TJMG a condução da Inovação e da Tecnologia da Informação da entidade que congrega todos os Tribunais do país é, ao mesmo tempo, um grande encargo, mas também uma demonstração de que os nossos esforços nessa área, que vêm de longe, estão no caminho certo”.
Atribuições
Ao assumir a Vice-Presidência de Inovação e Tecnologia do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior será responsável por: ampliar o diálogo entre os tribunais nas áreas de tecnologia de informação e comunicação de inovação, para otimização de recursos humanos e financeiros; propor soluções tecnológicas de uso comum, construídos pelo conselho e disponibilizados para todos os tribunais membros; difundir a cultura da inovação através de simpósios específicos e capacitação continuada para todos os tribunais membros.
O presidente eleito, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do TJSC, substitui o desembargador Carlos França, presidente do TJGO, que havia sido reeleito em novembro de 2023.
Consepre
Criado em novembro de 2021, a partir da unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, o Consepre nasceu durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado no TJ de Pernambuco.
O Conselho, composto exclusivamente pelos presidentes dos Tribunais de Justiça, tem entre seus objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e particularidades locais.
Fonte: TJMG