Em evento descontraído e informal, a Amagis lançou, na noite desta quinta-feira, 14, no Parque Esportivo, a 15ª edição da Revista MagisCultura, em mais uma demonstração de consolidação da publicação do talento cultural dos magistrados mineiros. Cada vez mais, juízes e desembargadores têm tomado gosto pelo segmento literário, contribuindo na sua produção.

magiscultura15

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, falou sobre a satisfação da Associação de proporcionar aos magistrados uma publicação cultural, na qual juízes e desembargadores revelam seu gosto e dom literário, para além do dia a dia da profissão.

O juiz Renato César Jardim, diretor da revista, destacou que a MagisCultura completa, com esta edição, 7 anos de vida, com diversos trabalhos publicados e de diferentes temas abordados. Além disso, César Jardim observou que uma das preocupações do Conselho Editorial da revista, em todos os números, é valorizar um aspecto da cultura mineira.

magiscultura15_2

O escritor Rui Mourão, homenageado desta edição, agradeceu pela referência na revista, e disse que desde a homenagem da Amagis a Tomás Gonzaga, no museu da Inconfidência, em Ouro Preto, vem mantendo contato com a Associação e os magistrados mineiros. Para ele, uma classe que tem muita proximidade com a cultura.

Além de contos, poesias e crônicas, artigos e ensaios sobre filosofia, esta décima-quinta edição aborda também a música popular brasileira, textos sobre Tomás Gonzaga, Umberto Eco e Osman Lins, e ainda, sobre o livro ‘O Pequeno príncipe’, e outros temas. Também neste número, como aconteceu em todas as outras edições, é feita homenagem a um escritor. O convidado especial escolhido foi Rui Mourão, com um texto biográfico e a reprodução de um dos capítulos de seu mais recente romance, “Mergulho na região do espanto”. Outra homenagem é feita à Igreja de São Francisco de Assis, do conjunto arquitetônico da Pampulha, que projetou Oscar Niemeyer para o mundo e que ilustra a capa da revista, por meio de foto de Sérgio Falci.

magisculutra15_4

magisculura15_4

MagisCultura

Editada semestralmente, a revista circula desde 2009 e está “plenamente consolidada”, segundo o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, que comparou a nova edição da revista à atuação do Poder Judiciário no atual momento da vida brasileira. “Da mesma forma que a atuação do Poder Judiciário na atual quadra da vida nacional atesta a solidez de nossa democracia, a presente edição da MagisCultura é um atestado incontestável de que ela é uma revista plenamente consolidada, pela sua permanência ímpar de quinze números e pela robustez intelectual de seu conteúdo.”

magisculura15_5

A edição traz textos dos seguintes magistrados: Francisco Romanelli, Doorgal Andrada, José Fernandes Filho, Luiz Carlos Biasutti, Geraldo Hamilton de Menezes, Mônica Sette Lopes, Christiane Alvim, Fernando Armando Ribeiro, João Quintino, Amaury Silva, Rogério Medeiros e Gutemberg da Motta e Silva.

magiscultura15_7

As ilustrações são da artista plástica Sandra Bianchi; projeto gráfico e diagramação de Rachel Magalhães e edição do jornalista Manoel Marcos Guimarães. O diretor da revista é o juiz Renato César Jardim.