A instalação da nova vara era uma antiga aspiração da magistratura estadual, que respondia, por competência delegada, por um acervo de aproximadamente 22 mil processos. No dia 13 de março, a diretoria da Amagis reuniu-se com os juízes da comarca para discutir a instalação da vara federal na comarca.
Segundo a vice-presidente administrativa da Amagis, a expectativa é de que o funcionamento da nova vara desafogue as duas varas da Fazenda Estadual, que recebiam cerca de 10 mil processos de competência federal cada. Mesmo com a redistribuição, as duas varas estaduais permanecerão com 10 mil processos, cada uma. "A instalação da 3º Vara Federal proporcionará melhores condições de trabalho a magistrados e servidores e, consequentemente, uma melhor prestação jurisdicional ao cidadão", afirmou.
Compuseram o dispositivo de honra, o presidente do TRF 1º Região, desembargador federal Cândido Arthur Medeiros Ribeiro Filho; o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes; o diretor em exercício da Subseção Judiciária de Contagem, juiz federal José Maurício Lourenço; a juíza titular da 3º Vara Federal da Subseção Judiciária de Contagem, Ana Paula Rodrigues Mathias Nunes, e o prefeito de Contagem, Carlin Moura.