O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, e o juiz diretor do Foro da comarca de Contagem, Arilson D Assunção Alves, acompanhados do deputado estadual, Durval Ângelo, e da prefeita de Contagem, Marília Campos, apresentaram a magistrados da cidade, nesta terça-feira, 10 de maio, o projeto arquitetônico do novo Fórum de Contagem Dr. Pedro Aleixo. Segundo o presidente do TJMG, as obras poderão ser licitadas já no ano que vem.
A previsão oficial era de que o projeto ficasse pronto somente em 2013. Contudo, o diretor-executivo de engenharia predial do TJMG, Jorge Paradela, já finalizou o projeto arquitetônico. Em nome dos juízes da comarca, o diretor do Foro, Arilson D Assunção Alves, agradeceu ao presidente do TJMG. "Nos sentimos gratos com essa notícia tão esperada. A felicidade do senhor é grande, e a nossa é ainda maior. Sabemos que agora não é só esperança, a realidade já está projetada".
Também a prefeita Marília Campos, fez questão de parabenizar o presidente do TJMG pela iniciativa. "Quero agradecê-lo porque essa é uma reivindicação nossa e quando falo nossa; significa dizer que é da cidade, das pessoas que procuram diariamente a Justiça aqui", disse.
O imóvel
O terreno do novo Fórum terá 40 mil metros quadrados de área total, sendo mais de 22 mil metros quadrados de área construída. O prédio terá sete andares, com sala do júri/auditório com 200 lugares, sala do júri secundária com 80 lugares, espaço para 46 varas, elevadores, sistema de ar condicionado ecológico, circuito interno de TV e instalações com acessibilidade a pessoas com deficiência.
Já a área externa contará com estacionamento privativo coberto com 60 vagas e estacionamento público descoberto com 400. O novo Fórum será construído na Avenida João César de Oliveira, próximo à Empresa São Gonçalo e à UNA.
Fonte: TJMG