O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, ontem (15/4), a visita oficial da delegação do Conselho Geral do Poder Judiciário do Reino da Espanha. Composta pelos ministros Miguel Carmona Ruano e Antonio Monserrat Viana, vogais do Conselho Geral do Poder Judiciário espanhol, e também pelo diretor-executivo da Secretaria Permanente da Cúpula Judicial Ibero-Americana, Jorge Carrera Doménech, a delegação fica no Brasil até o dia 18 de abril para tratar de temas relacionados aos judiciários dos 23 países participantes da Cúpula Judicial Ibero-Americana.

Em Brasília, a comitiva foi recebida em audiência pelo presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha. Na pauta do encontro, o fortalecimento das relações bilaterais previstas no Protocolo de Cooperação firmado em 2007, além da troca de experiência entre os judiciários dos dois países por meio de intercâmbio e formação compartilhada de magistrados.

O ministro Cesar Rocha e assessores e a delegação espanhola também vão debater a organização da Conferência Euro-Latino-Americana sobre a Transparência e Ética dos Poderes Judiciários, a implementação da comissão conjunta entre a Cúpula Judicial Ibero-Americana e a Rede Européia de Justiça, assim como a realização da 3ª Reunião Preparatória da XV Cúpula Judicial Ibero-Americana, marcada para o próximo mês de dezembro em Fortaleza/CE.

Além das reuniões de trabalho, a delegação espanhola participou, a convite do presidente do STJ, da sessão solene comemorativa do aniversário de 20 anos de instalação do Tribunal, que aconteceu dia (15/4).

No dia 17, as autoridades espanholas chegam a Fortaleza e serão recebidas pelo governador daquele estado para tratar da organização da 3ª Reunião Preparatória da XV Cumbre (Cúpula) Judicial Ibero-Americana.

Fonte: STJ