“É tempo de olharmos menos para nós mesmos e mais para o próximo, principalmente os pequeninos”. Com essa perspectiva, a Vara da Infância de Juventude da comarca de Patrocínio, por meio do juiz Serlon Silva Santos, o Centro de Integração e Apoio ao Adolescente (Ciaap) e a Secretaria de Desenvolvimento Social do município, através da instituição Acolhimento Referenciado a Criança e Adolescente (Arca), realizam em 18 de dezembro, festiva de Natal. Haverá apresentações de corais integrados por crianças e adolescentes acolhidos por essas entidades. O evento, que será realizado às 19h, no Salão do Júri do Fórum local, pretende sensibilizar a comunidade da importância da música para o público atendido pelas referidas instituições.

De acordo com o juiz da Vara da Infância e da Juventude da comarca, Serlon Silva Santos, a apresentação dos corais integrados pelas crianças e adolescentes acolhidos por essas instituições é o ponto de partida para outros projetos sociais. “Marcamos o evento com a proposta de atrair o olhar da comunidade. As crianças e adolescentes foram treinados especialmente para a apresentação natalina”, destacou o magistrado, informando que a, partir de janeiro, eles passam a ter aulas regulares de canto.

Humanização

Ainda conforme o magistrado, a iniciativa foi motivada por ocasião “das visitas de inspeção realizadas à Arca e ao Ciaap. Sentimos a necessidade de se implantarem projetos que humanizassem o atendimento nessas instituições, por meio de várias abordagens e parcerias com a comunidade”, completou.

A Arca é uma instituição governamental que acolhe crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de zero a 18 anos incompletos, em condições de vulnerabilidade social. É vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Atualmente, acolhe 17 crianças e adolescentes. Já o Centro de Integração e Apoio ao Adolescente (Ciaap) tem como missão
executar trabalho socioeducativo com adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de internação e internação provisória. O Ciaap, que possui convênio com a Secretaria de Estado de Defesa Social, conta também com o apoio do município de Patrocínio e da a sociedade civil, através de voluntários e parceiros.

O coral do Ciaap vai se apresentar com cerca de 50 integrantes, entre adolescentes acolhidos e técnicos da instituição, e o coral da Arca contará com cerca de 20 participantes, entre crianças, adolescentes, educadores e técnicos.

“Tocando a Vida”

Foi desenvolvido no Ciaap, de agosto de 2012 a julho de 2013, o projeto “Tocando a Vida”, com oficinas de percussão e violão. Durante o desenvolvimento do projeto, foram feitas várias apresentações em eventos culturais na cidade de Patrocínio. A Vara da Infância e Juventude da comarca tem feito intervenções para retomar o projeto no Ciaap, estendendo-o à Arca.

Fonte: TJMG