Crianças e adolescentes da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irão participar, no dia 13 de setembro, às 9h, do 16º Festival Internacional de Corais (FIC), no Palácio da Justiça Rodrigues Campos, na Avenida Afonso Pena, 1420 – Centro.

Para a apresentação no Festival, o coro, que será regido pela maestrina Sarah Moreira, levará 31 dos seus 100 integrantes, com idades entre 6 e 18 anos de idade. As crianças e os adolescentes irão interpretar as canções “O trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos; “Aquarela”, de Toquinho; e “Benke” e “Maria Maria”, de Milton Nascimento.

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil são projetos da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG (Coinj). Os dois grupos atendem, desde 2012, a 219 crianças e adolescentes, oferecendo-lhes aulas gratuitas de canto, expressão corporal, viola clássica, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal e prática orquestral.

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil contam com o apoio da rede de instituições de acolhimento da capital e das seguintes entidades: Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); Associação Profissionalizante do Menor (Assprom); Instituto Ajudar; Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil/ seção Minas Gerais; Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (Cevam); Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Escola Municipal Ulysses Guimarães, Escola Integrada da PBH e Escola Estadual Dona Augusta; paróquias Nossa Senhora Rainha e Nossa Senhora do Morro; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte (CMDCA).

Festival

O Festival Internacional de Corais (FIC) tem como objetivo envolver as comunidades e difundir o canto coral. O evento ocorre anualmente em diversos locais de Belo Horizonte, incluindo, neste ano, as escadarias do Palácio da Justiça, sede do TJMG. Passeando pelo rico conjunto arquitetônico da capital mineira e incentivando as atividades turísticas e culturais da cidade, o FIC firmou-se como instituição fomentadora e difusora da prática de música brasileira no canto coral. Confira a página do evento.

Fonte: TJMG