O Corregedor-Geral de Justiça do TJMG, desembargador André Leite Praça, foi eleito, por unanimidade, presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Ccoge) para o mandato de um ano.

A eleição ocorreu nesta sexta-feira, 27, ao final do 76º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (Encoge), realizado em Salvador, com o tema “A Corregedoria, o Magistrado e a Sociedade no século XXI”.

Encoge

Para André Leite Praça, "será uma honra presidir o Colégio Permanente de Corregedores, no momento em que a modernização das práticas processuais, em prol da tão sonhada Justiça célere e eficaz, é um reclamo da sociedade que deve ser adotado por todos os profissionais do sistema judicial". O corregedor ainda lembrou que "a eleição reforça a importância do TJMG e de seus membros no cenário nacional”.

Presidência

Compete ao presidente do Ccoge convocar e presidir as reuniões do Encoge e da Comissão Executiva; dar execução às deliberações do Colégio de Corregedores; acompanhar, em todos os foros e instâncias, os projetos ou matérias de interesse do Colégio de Corregedores, mantendo-o permanentemente informado a respeito; e representar o Colégio de Corregedores em Juízo ou fora dele, junto a órgãos públicos ou particulares.

O Colégio

Fundado em 1994, o Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Ccoge) reúne-se a cada quatro meses com o objetivo de trocar experiências, compartilhar conhecimento e discutir alternativas para aprimorar a prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais e dar a magistrados e servidores dessas instituições subsídios para qualificar as atividades correcionais.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG – Unidade Fórum Lafayette