O balanço acontece exatamente um ano após o desembargador iniciar efetivamente as atividades na Corregedoria de Minas, em 2 de julho de 2012, ocasião em que deu exercício aos juízes auxiliares da Casa e falou sobre a “grandiosa missão institucional de dirigir” o órgão correicional.
O corregedor Audebert Delage disse estar bastante satisfeito com os resultados alcançados no último ano. “Verifico que o relatório do meu primeiro ano de gestão apresenta uma gama variada de realizações e também está repleto de ações e feitos em prol da Corregedoria-Geral de Justiça, da Justiça de Primeira Instância e dos serviços notariais de registro, fruto de muito trabalho, dedicação e esforço de todos”, disse.
Entre as ações desenvolvidas no gabinete do corregedor, o desembargador Audebert Delage destacou a investidura dos notários e registradores perante o corregedor, competência inaugurada em novembro do último ano, a ativa participação do corregedor nas deliberações do Comitê de Avaliação de Cooperação Jurisdicional. Para ele, o comitê, “feliz iniciativa da Direção do Foro de Belo Horizonte”, está sendo capaz de ajudar na melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Ainda em seu pronunciamento, o corregedor Audebert Delage citou várias participações institucionais, inerentes ao cargo, em reuniões, comissões, congressos, audiências públicas e sessões do Órgão Especial do Tribunal. Mencionou também a implantação de novas rotinas no gabinete, que trouxeram eficiência, e o trabalho de revisão da Lei de Organização e Divisão Judiciárias, que tem a ativa participação da Corregedoria nos temas relacionados à Casa correicional.
O corregedor Audebert Delage destacou a realização em Ouro Preto do 62º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, em abril. Atualmente ele é o presidente do colegiado. Essa edição do Encoge foi marcada pela sustentabilidade e pela inovação.
O 12º Encontro da Corregedoria (Encor), realizado em Pirapora, e o 13º Encor, realizado em Alto Caparaó, comarca de Manhumirim, também foram citados pelo corregedor, que destacou a troca de experiência proporcionada, principalmente neste último encontro, por um novo formato, “mais rico e mais próximo”.