O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho, realizou visita de inspeção em quatro comarcas do Noroeste do Estado, todas pertencentes à 5ª Região de atuação da Corregedoria. O objetivo da visita, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de junho, foi avaliar a situação das comarcas e estreitar os laços entre a Corregedoria e os magistrados e servidores que atuam nas comarcas. O corregedor foi acompanhado pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Gilson Soares Lemes, responsável pela região visitada, e Adilon Cláver de Resende, responsável pela 6ª Região de atuação.
O primeiro destino da comitiva foi a comarca de Buritis, que engloba ainda o município de Formoso. Em seguida, o grupo foi a Arinos, município sede da comarca que agrega também os municípios de Chapada Gaúcha, Uruana de Minas e Urucuia.
A comarca de Bonfinópolis foi o terceiro destino da comitiva. A comarca é composta ainda pelos municípios de Dom Bosco, Natalândia e Riachinho. O último destino da viagem foi a comarca de Unaí, que agrega o município de Cabeceira Grande. Em Unaí, o grupo também participou da instalação da Vara Criminal e da Infância e da Juventude.
Em todas as comarcas visitadas, a comitiva foi recebida pelos juízes e servidores, tendo o corregedor Audebert Delage apresentado mensagem de motivação aos presentes. Na visita de inspeção, o grupo teve a oportunidade de analisar os dados das comarcas, como acervo, distribuição e movimentação. Eles vistoriaram também as estruturas físicas dos Fóruns, os mobiliários e o parque tecnológico. “A informalidade facilita a troca de experiência”, disse o corregedor Audebert Delage. Para ele, as “visitas reafirmam o princípio da orientação, um dos pilares da gestão”,.
As visitas de inspeção não tem caráter correicional, mas possibilitam a análise da real situação das comarcas. A nova modalidade de atuação de Corregedoria permite que o corregedor e os juízes auxiliares vivenciem a rotina de trabalho dos fóruns do interior. Ainda no mês de julho, a corregedoria realiza visitas de inspeção nas comarcas de Janaúba, Manga, Porteirinha e outras da região a serem definidas.
Foto: Divulgação
Fonte: TJMG