corregedordepen.jpg
O promotor de Justiça Joaquim José Miranda Júnior, de Minas Gerais, tomou posse, na tarde desta segunda-feira, 29, no cargo de corregedor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em solenidade realizada na sede da Amagis, em Belo Horizonte.

O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, que também é presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), destacou que o corregedor sempre esteve empenhado na luta da execução penal e que é um orgulho para Minas Gerais tê-lo nesse cargo.

O diretor-geral do Depen, e conselheiro do CNPCP, Augusto Eduardo de Souza Rossini, acredita que o corregedor tem a clareza de sua missão na nova função e disse que Miranda Júnior tem valores éticos consistentes.

Joaquim Miranda Júnior disse que se dedicará com o mesmo empenho com que construiu sua carreira no Ministério Público e agradeceu a todos que foram importantes nessa conquista. Ele ainda fez um agradecimento direto ao presidente da Amagis, por ter aberto as portas para essa cerimônia e disse que será um prazer trabalhar com ele em Brasília.

Currículo
Joaquim José Miranda Júnior é natural de Gurinhatã, no Triângulo Mineiro, e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1990, ingressado no mesmo ano na Polícia Civil de Minas Gerais como delegado. Em agosto do ano seguinte, foi aprovado em concurso público e entrou em exercício como promotor de justiça na Comarca de Perdizes. Passou pelas comarcas de Frutal, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte. É autor de inúmeros artigos publicados em jornais e revistas, coordenador, autor e coautor de livros da área jurídica.