mp_mg.jpg
O corregedor-geral do Ministério Público eleito para o biênio 2014/2015 e os membros eleitos para o Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) tomaram posse nesta segunda-feira, 16 de dezembro, na Procuradoria-Geral de Justiça. O desembargador Tibagy Salles Oliveira, vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, representou o presidente da Amagis, Herbert Carneiro, na solenidade.

Corregedoria-Geral do Ministério Público
Luiz Antônio Sasdelli Prudente foi empossado no cargo de corregedor-geral do Ministério Público. Ele foi reeleito com 97 votos do Colégio de Procuradores de Justiça no dia 4 de dezembro, para mandato de dois anos.

Durante a solenidade de posse, Sasdelli falou do orgulho de ser reconduzido ao cargo por seus pares e da relevância da Corregedoria-Geral do Ministério Público de um estado tão extenso e diverso. “Minas Gerais não pode prescindir de um Ministério Público corajoso, hoje e sempre”, afirmou.

Luiz Antônio Sasdelli Prudente ingressou no MPMG em 1991. Atuou em Promotorias de Justiça de Conceição do Mato Dentro, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. É procurador de Justiça desde 2004, tendo atuado como corregedor-geral do Ministério Público no biênio 2012/2013.

Conselho Superior do Ministério Público
Na mesma ocasião, foram empossados os procuradores de Justiça eleitos pelos membros do MPMG nos dias 10 e 11 de dezembro para compor o órgão colegiado: Jacson Rafael Campomizzi, Antônio de Padova Marchi Júnior, Gisela Potério Santos Saldanha, Antônio Sérgio Tonet, Elias Paulo Cordeiro, Evandro Manoel Senra Delgado, Rogério Filippetto de Oliveira, Heleno Rosa Portes e Iraídes de Oliveira Marques Caillaux como membros titulares; César Antônio Cossi e Sérgio Lima de Souza como suplentes.

“O Conselho Superior está renovado, mas com os mesmo compromissos, empenhado em cumprir seus misteres com zelo e dedicação”, lembrou o procurador de Justiça Márcio Heli de Andrade ao fazer a saudação aos empossados.

mp_mg_2.jpg
Ao se pronunciar em nome dos novos integrantes do Conselho, o procurador de Justiça Antônio Sérgio Tonet ressaltou que a importância do órgão colegiado não está apenas nas suas atividades rotineiras, mas resulta também do acompanhamento de todas as discussões que possam influenciar na instituição.

O Conselho Superior do Ministério Público integra a administração superior e é composto do procurador-geral de Justiça, que o preside, do corregedor-geral do Ministério Público e de nove procuradores de Justiça eleitos, para mandato de um ano.

O procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, encerrou a solenidade de posse cumprimentando os empossados e lembrando que 2013 foi um ano de superação para o Ministério Público, sobretudo no enfrentamento da PEC 37. “Este é um momento propício para reflexões. O ano começou tranquilo, mas foi ganhando contornos mais complicados. Mesmo assim, conseguimos vencer os obstáculos e superar as dificuldades. Hoje, o Ministério Público está mais estruturado para lidar com as questões que virão em 2014”, concluiu.

Além do procurador-geral de Justiça e do corregedor-geral do Ministério Público, compuseram a mesa de honra, o ex-corregedor-geral do Ministério Público Francisco Márcio Martins de Miranda Chaves; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, Luiz Audebert Delage Filho, representando o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Almeida Melo; a defensora pública Cristiane Procópio Mallard, representando a defensora pública geral de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon; a sub-ouvidora Maria Conceição de Assumpção Mello, representando a ouvidora do MPMG, Ruth Lies Scholte Carvalho; e a vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) Shirley Fenzi Bertão, representando o presidente da AMMP, Nedens Ulisses Freire Vieira.
Fonte: MPMG