Por iniciativa do corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Marcos Alvim Soares, cerca de 70 pessoas, entre elas juízes auxiliares, servidores e funcionários terceirizados da Corregedoria, assistiram à videopalestra “No princípio estão as relações”. A exibição foi realizada na última quinta-feira, 23 de setembro, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça.

O vídeo será exibido novamente amanhã, 28 de setembro, às 9h30, no mesmo local. O evento organizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), é mais uma ação do programa Atitude Legal.
A diretora da Secretaria de Padronização da 1ª Instância–Suporte ao Planejamento e à Ação Correicional (Sepac), Maria Cecília Belo, abriu a reunião em nome do corregedor-geral de Justiça e manifestou o apoio da Corregedoria ao programa Atitude Legal. Ela afirmou que aquela oportunidade seria uma entre outras ações da Corregedoria para aprimorar as relações de trabalho e o atendimento ao cidadão.

A abertura do vídeo traz o pronunciamento do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues. O magistrado destaca que, em nosso cotidiano, a cordialidade não é apenas uma questão de educação. Quando o atendimento é feito com cordialidade, o entendimento e o aproveitamento são mais eficazes. O povo, que pode ser considerado o cliente da instituição, é quem paga os salários de servidores e magistrados, portanto tem o direito de ser atendido com polidez e educação, ou seja, de uma forma “legal”. Ao final, o desembargador convida o espectador a absorver, praticar e difundir a idéia da excelência no atendimento.

No vídeo, o professor João Batista Libânio salienta que, para se passar credibilidade nas relações interpessoais, é preciso inspirar confiança. “O que define nossas relações é o respeito ao ambiente e às pessoas, o tratamento de igual para igual, o olhar no olho”, explica Libânio.

Após a vídeopalestra, a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Competências Humano-Sociais (Nudhs), Marilia Miranda de Almeida, disse que “participar desse encontro foi um presente que cada um se deu”.

Programa Atitude Legal

Lançado em outubro de 2009, o programa Atitude Legal foi criado para difundir a política de excelência no atendimento. Trata-se de uma “onda contagiante” de boas práticas, que visa a satisfação da sociedade por meio do aprimoramento do clima institucional e da prestação dos serviços. Um sorriso, um “bom dia” ou “boa tarde”, um pedido de desculpas, um olhar atento: pequenos gestos fazem a diferença.


Fonte: TJMG