encor2011mesa.jpgA Comarca de Juiz de Fora está sediando desde ontem, 20, o 10º Encontro da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais (Encor), que acabou hoje, 21, em Juiz de Fora. O objetivo do encontro é promover maior interação do corregedor-geral de Justiça, dos juízes auxiliares e servidores da Corregedoria com juízes de Minas Gerais, além de abordar temas administrativos e jurídicos de cunho prático nas atividades forenses, debater e esclarecer as orientações normativas e inovações legislativas de projetos institucionais da Corregedoria Geral de Justiça.

Em seu discurso, na solenidade de abertura do evento, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Alvim Soares, falou sobre a estrutura organizacional da Corregedoria. Ele traçou um panorama das atribuições da instituição e algumas metas para o futuro. “Visamos a melhoria administrativa da Justiça mineira no que tange às atribuições da Corregedoria do TJMG, ações, experiências e projetos de sucesso. Nos últimos anos, a Corregedoria tem priorizado o exercício das funções de orientação em face dos magistrados de primeiro grau e servidores da Justiça, fato esse que propiciou uma melhoria dos serviços e maior eficácia nas ações preventivas”, afirmou o corregedor.
encor2011a.jpg
O segundo vice-presidente do TJMG, e superintendente da Ejef, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, parabenizou o corregedor pela realização do 10º Encor. “A eficiência da democracia pode ser medida pelo grau de confiança que as pessoas têm nas instituições”, afirmou o desembargador, citando declarações feitas pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha durante evento recente realizado em Tiradentes, quando ela disse que a sociedade é tanto mais democrática quanto mais a ideia de Direito for realizada.

Para o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, o 10º Encor oferece oportunidade, não apenas ao encontro da Corregedoria e da Escola Judicial com a magistratura da Zona da Mata, como ainda uma oportunidade para a reciclagem de conhecimentos importantes da rotina administrativa e para reviver amizades e consolidar laços. “A quebra de uma desgastante rotina de trabalho é benéfico efeito dessa modalidade de encontro que a Amagis aplaude, desejando sua permanente renovação”, comentou.

A primeira palestra do encontro foi proferida pelo secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Lafayette Andrada, sobre o sistema de Defesa Social. O evento, promovido pelo TJMG através da Ejef, está sendo realizado no Hotel Victory Business.