A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Secretaria de Estado de Cultura terão mais um parceiro na edição de um livro fotográfico em homenagem ao bicentenário da morte de Aleijadinho: os Correios. A parceria foi confirmada pelo presidente da instituição, Wagner Pinheiro, em reunião com parlamentares nesta terça-feira (5/11/13).

Na ocasião, o presidente da Comissão Gestora criada para a realização dos trabalhos relativos ao Dia do Barroco Mineiro, comemorado em 18 de novembro, e às comemorações dos 200 anos da morte de Aleijadinho, deputado Elismar Prado (PT), destacou a importância desse estilo artístico para o Estado. “A Comissão vai acompanhar e planejar todas as atividades em homenagem ao Barroco. Ele tem tudo a ver com a formação cultural de Minas Gerais”, afirmou.

Wagner Pinheiro ressaltou a possibilidade de poder contribuir com a iniciativa. “Recebemos com alegria o convite para ajudar na edição do livro. Está em fase de avaliação técnica nos Correios o aporte de aproximadamente R$ 200 mil para o projeto. O certo é que estaremos juntos nessa comemoração especial”, frisou.

O presidente dos Correios foi recebido pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), pelo deputado Durval Ângelo (PT) e pelos membros designados pela Assembleia para a Comissão Gestora dos trabalhos, os deputados Elismar Prado e Alencar da Silveira Jr. (PDT), assim como Luisa de Marilac Luna, gerente-geral de Relações Públicas da ALMG, e Marco Aurélio Loureiro, assessor da Presidência da Casa, que serão assessores da comissão.

Dia do Barroco - No dia 18 de novembro, às 20 horas, no Plenário, haverá uma solenidade de comemoração do primeiro Dia do Barroco Mineiro. Na ocasião, acontecerá a posse da Comissão Curadora responsável pelas comemorações do bicentenário de morte de Aleijadinho, em 2014, e o lançamento da Revista Barroco, criada pelo poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila, falecido em 2012. Ocorrerá, também, a apresentação do selo postal comemorativo da data. Já no dia 25 de novembro, às 20 horas, será realizada a Segunda Musical Especial Barroco Mineiro, no teatro da ALMG. A Orquestra Minas Barroca fará uma apresentação.

O Dia do Barroco Mineiro foi instituído pela Lei 20.470, de 2012. A norma é oriunda do Projeto de Lei 3.396/12, do deputado Dinis Pinheiro (PP), presidente da ALMG.
Fonte: ALMG