O TRE elegeu, na sessão desta terça-feira (19), o desembargador Geraldo Domingos Coelho como novo presidente do Tribunal, sucedendo o desembargador Paulo Cézar Dias, cujo biênio na Corte se encerra no final de junho. Na mesma sessão, o desembargador Edgard Penna Amorim foi eleito novo corregedor e vice-presidente.

domingoscoelhotremg

O desembargador Domingos Coelho agradeceu a votação dos colegas de Corte. “Espero agir com lealdade, transparência e, essencialmente, justiça” disse. Ele foi saudado pelo desembargador Paulo Cézar, pelos demais membros do Tribunal, pelo procurador eleitoral Patrick Salgado e pelo advogado Tasso de Tarsis.

Vice-presidente/corregedor do TRE desde o final de junho de 2015, Domingos Coelho é nascido em Guanhães, no Vale do Rio Doce. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1974. Em 1982, ingressou na magistratura mineira e passou pelas comarcas de Ervália, Conselheiro Pena, Pirapora, Nova Lima e Belo Horizonte. Foi juiz do Tribunal de Justiça Desportiva entre 2000 e 2001. Foi, também, juiz da 2ª Turma Recursal de Belo Horizonte e juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais. Em 2005, passou a ser desembargador do Tribunal de Justiça.

Natural de Belo Horizonte, o desembargador Edgard Amorim, atualmente membro substituto da Corte Eleitoral, é integrante do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde setembro de 2003. Foi juiz do Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais de 2001 a 2003. Foi professor de Direito Constitucional na Faculdade Milton Campos e professor em diversos cursos de pós-graduação. Atuou como Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, foi procurador efetivo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais de 1990 a 2001 e procurador efetivo da Câmara Municipal de Belo Horizonte de 1993 a 1996.

A posse está prevista para o final de junho.

Fonte: TRE-MG