Tomou posse, nesta quarta-feira (9), como membro titular da Corte Eleitoral mineira, na classe dos juristas, o advogado Ricardo Matos de Oliveira. Nomeado pelo presidente da República Michel Temer no último dia 1º de novembro, o novo juiz entra na vaga anteriormente ocupada pelo advogado Wladimir Rodrigues Dias.

O novo integrante da Corte foi saudado pelo presidente do TRE, desembargador Geraldo Domingos Coelho, que ressaltou se tratar de “um dos mais respeitados especialistas do direito eleitoral”. Também saudaram o novo juiz os demais integrantes do Tribunal, o procurador regional eleitoral Patrick Salgado e o advogado Adriano Cardoso, que falou em nome da OAB.

Ricardo Matos de Oliveira agradeceu aos magistrados, à OAB, aos familiares e demais presentes e prometeu exercer as funções no Tribunal com o “mais absoluto compromisso de seriedade, ética e celeridade nos julgamentos”.

Além dos familiares e colegas do novo juiz, estiverem presentes desembargadores da ativa e aposentados, promotores de justiça e lideranças do Executivo e do Legislativo. Também os prefeitos de Sacramento e Piumhi compareceram à posse.


Trajetória

Ricardo Matos de Oliveira nasceu em Belo Horizonte e graduou-se em Direito pelo Unicentro Izabela Hendrix no ano de 2004. Possui especialização em Direto Público e Direto Civil. Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MG no período de 2012 a 2016, participou, ainda, de diversas outras comissões da entidade. É advogado militante, sendo fundador, em 2005, do escritório “Oliveira & Fábregas Advogados Associados”.

O Tribunal Regional Eleitoral é composto por sete membros titulares, sendo dois representantes da classe dos advogados. O integrante exerce as suas funções por um biênio, podendo ser reconduzido.

Fonte: TRE-MG