possenepomucenosaramago.jpgTomaram posse hoje, 13, na Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os desembargadores José Nepomuceno da Silva e Manuel Saramago, ambos eleitos no dia 23 de março.

Para o desembargador Nepomuceno Silva, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Amagis, é uma honra fazer parte do Órgão Especial do TJ. “A posse de hoje, é um sequenciamento natural da eleição. É uma honraria assumir a mais alta qualificação da magistratura estadual de Minas Gerais. Meu propósito é de atender bem a população, participando de todos os julgamentos e neles expendendo fundamentos que buscam o primado da Justiça”, afirmou.

“Atingi o último estágio da carreira, que um juiz estadual pode pretender, com a posse na Corte Superior. Não encaro o novo cargo como um desafio, estou acostumado com os julgamentos, que marca a trajetória da minha vida profissional, não vejo diferença de essência em julgar na Corte ou na câmara. Contudo, chegar a Corte tem um significado especial em minha vida. Houve um certo sacrifício meu e da minha família para eu chegar onde estou. Onde há sacrifício, há também um significado especial. As conquistas foram alcançadas a poder de muito trabalho”, disse Manuel Saramago.

Os desembargadores ocupam as vagas dos desembargadores Duarte de Paula e Alvimar de Ávila.

A solenidade de posse foi realizada na Corte na tarde de hoje. No início da sessão, que foi presidida pelo 1ª vice-presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, os membros da corte prestaram homenagem ao desembargador José Domingues Ferreira Esteves, que aposentou-se no dia 08 de maio de 2009.

Nepomuceno Silva

Nascido em Taquaraçu de Minas, José Nepomuceno da Silva formou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito, atual Puc Minas, em 1970. Cinco anos depois fez pós-graduação em Direito de Empresa. Fez pós-graduação e mestrado em Direito Público. Ingressou na Magistratura em 1982 e passou pelas comarcas de Ouro Branco, Caeté, Ouro Preto e Belo Horizonte, onde foi juiz titular da 5ª vara cível, em 1989. É desembargador do TJMG desde maio de 2003. No magistério, Nepomuceno Silva proferiu aulas de Direito Eleitoral e Direito Ambiental na Universidade de Itaúna. Na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), proferiu palestras de Direito Eleitoral a magistrados recém-nomeados, entre os anos de 1995 a 1998. Também ministrou aulas em cursos de pós-graduação.


Manuel Saramago

Manuel Saramago atuou como juiz nas comarcas de Mar de Espanha, Conselheiro Pena, Mantena, Viçosa e Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde setembro de 2003. Professor de direito, foi membro do Ministério Público durante três anos, nas comarcas de Eugenópolis e Conceição do Mato Dentro.

nepomucenoposse.jpgsaramagoposse.jpg
nepomucenoposse1.jpgsaramagoposse1.jpg