Estar em contato com o mundo dos livros pode ser uma coisa normal para muitos, mas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é um momento único e inusitado. Pensando nisso, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, por meio do programa Expresso Coinj, levou oito jovens de 6 a 16 anos para conhecer a Biblioteca Pública Municipal de Uberlândia.

coinj

Foto: Divulgação


Durante o passeio, as crianças e os adolescentes conheceram o acervo da biblioteca e participaram de oficinas com atividades musicais e de contação de histórias.


Eles conheceram também todo o espaço da biblioteca: o setor de empréstimo de livros, a sala de leitura destinada a deficientes visuais, a sala de informática, o acervo de jornais e revistas e a sala que conta a história da cidade.


De acordo com Maria Augusta Freitas, coordenadora da Missão Esperança, esse tipo de passeio deveria acontecer mais vezes. “Eles não conheciam uma biblioteca e ficaram encantados com os livros para cegos. O passeio trouxe experiência e conhecimentos diferenciados.”


Ainda de acordo com a coordenadora, a visita proporcionou acesso a atividades culturais novas para os jovens. “As crianças e os adolescentes demonstraram com os olhos o envolvimento nas atividades propostas.”

Expresso Coinj


O Expresso Coinj tem o objetivo de levar arte e entretenimento às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de promover, por meio das vivências de fantasia, o estímulo à imaginação e o desenvolvimento da fluência verbal.


Desde a sua criação, em 2011, o programa já viabilizou mais de 1,5 mil atividades nas comarcas de Belo Horizonte, Sabará, Juiz de Fora, João Monlevade e Perdões. Entre os passeios realizados, os jovens puderam assistir a espetáculos teatrais, musicais e exposições de arte, além de participar de eventos esportivos e recreativos.

Fonte: TJMG