O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, recebeu nesta segunda-feira, 13 de maio, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Esteve na pauta a apresentação do cronograma de pagamento de precatórios do Município de Belo Horizonte para 2019.

Imagem mostra presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, prefeito de BH, Alexandre Kalil, entre outros

Na oportunidade, o prefeito registrou que o Município de BH é adimplente em suas obrigações com o pagamento de precatórios e tem como propósito honrar os compromissos acertados. "Contudo, há dificuldades de caixa para o pagamento de valores em 2019", disse.

Diante dessa realidade, o prefeito apresentou alternativas para a continuidade do pagamento de precatórios. Uma delas é ampliar o prazo de pagamento. Outra é contar com o aval do TJMG para que valores a receber do Estado e de terceiros sejam liberados.

O presidente Nelson Missias de Morais comentou que tudo o que estiver ao alcance do TJMG será feito, levando-se em conta a segurança jurídica, e colocou à disposição do prefeito a equipe técnica do Tribunal.

Presente à reunião, o secretário municipal da Fazenda, Fuad Jorge Noman Filho, e o procurador-geral do município, Tomaz de Aquino Rezende, falaram sobre a quitação dos precatórios. O secretário explicou que o Município de BH tem valores a receber de vários devedores e necessita de um prazo para definir o cronograma de pagamento de seus precatórios.

O secretário Fuad Noman detalhou que Belo Horizonte comprometeu um percentual de 1% de sua receita líquida com o pagamento de precatórios e, para 2019, a previsão é de um desembolso de aproximadamente R$ 90 milhões. O montante atualizado do débito da Prefeitura com os precatórios é de R$ 276.513.928,02.

Acompanharam o encontro o superintendente adjunto administrativo do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; o juiz auxiliar da Presidência Luiz Carlos Rezende e Santos; o juiz Christian Garrido Higuchi, coordenador da Central de Precatórios do TJMG; o advogado e procurador do Estado de Minas Gerais Danilo Antônio de Souza Castro; o prefeito de Moema, Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG