Apac ItaunaA Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac) promoveu, com o apoio do Programa Novos Rumos, o 3º Curso de Capacitação para Funcionários das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs). A formação ocorreu na unidade masculina da Apac da comarca de Itaúna, no período de 7 a 11 de outubro.
O objetivo do curso foi preparar os funcionários que atuarão nos Centros de Reintegração Social (CRS) geridos pelas Apacs, esclarecendo dúvidas, oferecendo treinamento e habilitando os participantes a administrar com eficácia as unidades em que estiverem.
O público-alvo foram 85 representantes de diversas Apacs do Estado. O foco foram profissionais recém-contratados, ainda pouco familiarizados com a metodologia, e funcionários que necessitem de aprimoramento entre os inspetores e condutores de segurança, encarregados de segurança e disciplina, finanças e auxiliares, administrativos e auxiliares, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Houve também inscritos das Apacs de Pedreiras, no Maranhão, e de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo.
Entre os temas discutidos estavam aspectos de espiritualidade, a história das Apacs, os doze elementos fundamentais e a filosofia do método, empreendedorismo social e sustentabilidade, ética na administração e oficinas e atividades práticas.
O Programa Novos Rumos tem, entre os seus objetivos, dar aos sentenciados e cumpridores de medidas socioeducativas oportunidades de ensino, capacitação profissional e recolocação no mercado de trabalho e, ainda, celebrar parcerias para assegurar chances futuras de trabalho aos egressos do sistema penal do Estado.
A Fbac é filiada à Prison Fellowship International (PFI), entidade consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos penitenciários. A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados congrega as Apacs do país e assessora as do exterior. Além disso, a Fbac orienta, assiste e fiscaliza o funcionamento das unidades, zelando pelo cumprimento uniforme da metodologia Apac.
Fonte: TJMG
Foto: José Calazans Campos Júnior