Será realizado às 8h de amanhã, 11/09, a abertura dos cursos de “Ética e cultura contemporânea” e “Os direitos humanos na prática judicial” oferecidos aos magistrados por meio de uma parceira entre a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e a Faculdade Jesuítica de Filosofia e Teologia (Faej).

Os cursos têm carga horária de 40 horas cada, dividida em dois módulos independentes, de modo que a frequência a um módulo não é pré-requisito para a participação no outro. Os cursos são credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados (Enfam).

São 300 vagas para magistrados vitalícios, nas cidades de Belo Horizonte (50 vagas), Governador Valadares (30), Montes Claros (40), Passos (50) e Uberlândia (130). Em BH, o curso será realizado de forma presencial na Ejef, rua Guajajaras, 40, 18º andar. Nas demais cidades, haverá transmissão por videoconferência para o Fórum.

Ética

O Módulo I do curso “Ética e cultura contemporânea” será realizado em cinco encontros, nos dias 11, 18 e 25 de setembro e 2 e 9 de outubro, das 8 às 12h. O tema é “Dimensões da problemática ética contemporânea”, com palestras de João Batista Libânio, José Roberto Moreira Filho, Mônica Sette Lopes, de João Augusto A. A. Mac Dowell e Clélio Campolina Diniz.

O Módulo II, “Raízes da crise ética contemporânea”, acontece nos dias 16, 23 e 30 de outubro e 6 e 13 de novembro, no mesmo horário. Os palestrantes são Carlos Roberto Drawin, João Batista Libânio, Nádia Souki e João Antônio de Paula.

Direitos humanos

Já o curso “Os direitos humanos na prática judicial” é dividido nos módulos “Situação dos direitos humanos na sociedade brasileira” e “Os direitos humanos e sua fundamentação filosófico-histórica”.

O primeiro tem encontros nos dias 15, 22 e 29 de setembro e 6 e 13 de outubro, das 8 às 12h, com Durval Ângelo, Brunello Stancioli, Daniela Muradas, João Baptista Villela e Mariá Brochado.

O segundo módulo será realizado nos dias 20 e 27 de outubro e 3, 10 e 17 de novembro de 2009, no mesmo horário, com palestras de Joaquim Carlos Salgado, Miracy Barbosa de Sousa Gustin, Carlos Roberto Drawin, Francisco Javier Herrero Botín e Patrus Ananias.

Faje

A Faje é uma instituição acadêmica de ensino e pesquisa que opera fundamentalmente nas áreas de filosofia e teologia. No Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, está classificada em 8º lugar no ranking do Brasil e em 1º lugar em Minas Gerais, comprovando, assim, a excelência em sua área de atuação.

Com informações do TJMG