A ENM está promovendo, juntamente com a AMB e a Universidade Federal do Paraná, o curso "Jurisdição e Psicanálise, que vai debater o exercício da Magistratura sob a ótica da Psicanálise, entre os dias 9 e 11 de novembro, em Natal (RN). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro no site da ENM.
Entre os palestrantes, estão os professores Jeanine Nicolazzi Philippi, Cyro Marcos da Silva, Alexandre Morais da Rosa e Mauro Mendes Dias. Jeanine Nicolazzi Philippi vai falar sobre o tema “Julgar - sobre a responsabilidade e coisas afins”. De acordo com a especialista, a atitude de julgamento é muitas vezes negligenciada pela sociedade. "Pretendo discernir, nesse ciclo de palestra, o seu núcleo ético, que permite agir e, ao mesmo tempo, resistir àquilo que, para a condição humana, deve ser nomeado como inaceitável", disse a professora.
Para Cyro Marcos da Silva, cujo tema será “Passo a decidir”, o objetivo é discutir a questão do Juiz diante do momento de concluir e ao apresentar sua decisão. “Este assunto é muito importante para os Magistrados, dadas as consequências que isso coloca para um processo, não somente após a decisão, como se pode pensar à primeira vista, mas, também pelo efeito de ‘posteriori’, que vai atingir todo o processo desde seu nascedouro”, afirmou o especialista.
O professor de Direito Penal da Universidade Federal de Santa Catarina, Alexandre Morais da Rosa, ministrará a palestra “Julgar por metas e responsabilidade”. O objetivo da palestra é entender o comportamento humano e discutir o que move o homem a tomar suas atitudes, sejam elas pensadas ou não.
“A responsabilidade de identificar e decidir sobre o ato do sujeito pedófilo” será abordada pelo professor Mauro Mendes Dias. Ele vai apontar as diferenças entre o que se nomeia como pedofilia, nos meios de comunicação, e do que se concebe sobre ela em termos do discurso médico e jurídico.
Fonte: AMB