A comarca de Poços de Caldas receberá, no próximo dia 31 de agosto, moradores das comarcas de Andradas, Areado, Botelhos, Caldas, Campestre, Cabo Verde, Monte Belo e Muzambinho. Eles participarão do curso “Adotar é Legal”, que acontecerá das 13h às 18h, no salão do júri do Fórum Cornélio Tavares Hovelacque, em Poços de Caldas. A proposta do evento é preparar casais que estão em processo de adoção de crianças e adolescentes.
Em junho de 2011, as comarcas organizaram a primeira edição do curso, em Muzambinho. Para o juiz da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Poços de Caldas, Edmundo José Lavinas Jardim, o curso é importante como instrumento de conscientização. “A adoção é fundamental para dar frutos aos casais e mostrar às crianças e aos adolescentes que eles têm um lar. O curso conscientiza os futuros pais sobre os verdadeiros valores da adoção.”
Neste ano, a programação atende às mudanças do artigo 50 da Lei 12.010/2009, conhecida como Lei Nacional da Adoção. O artigo determina às equipes técnicas da área de infância e juventude preparar de maneira psicossocial e jurídica os futuros pais. “Como já tínhamos casais habilitados, seria necessário esse momento de preparo para todos, para mostrar o que mudou”, explica a assistente social Alessandra Prando.
Para isso, os núcleos de assistência social das comarcas envolvidas organizaram palestras que irão discutir as várias questões relativas à adoção. “Traremos quatro experiências de casais que já adotaram. Com esses exemplos, falaremos de adoções inter-raciais, crianças portadoras de necessidades especiais, adoção tardia e de grupos de irmãos”, afirma Alessandra. Além dos casais, o evento pretende reunir promotores, juízes da infância e da juventude, membros dos conselhos tutelar e municipal dos direitos da criança e do adolescente e representantes da equipe técnica do serviço de acolhimento de Poços de Caldas.
Fonte: TJMG