A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), coordenada pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou, no segundo semestre de 2014, entre outras iniciativas, os concursos da magistratura e do extrajudicial, em andamento, a alteração da jornada dos estagiários para seis horas, a 11ª edição do Vitaliciar e cursos de formação com mais de 14,6 mil participações. O desembargador Kildare Carvalho é o 2º vice-presidente do TJMG.

Com o objetivo de impulsionar a implementação do processo eletrônico, prioridade da atual gestão, foram capacitados 1.362 servidores, magistrados e demais usuários do sistema, em um total de 1.086 horas-aula na capital e no interior. No total, a Ejef, por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), foi responsável por 214 ações de formação, nas mais diversas áreas – um total de 3.597 horas-aula.

Recursos humanos

Já a área de recursos humanos do TJMG, entre outras ações, otimizou a força de trabalho de magistrados, com a redesignação de substitutos para provimento de comarcas em situação crítica. Outra iniciativa da área foi a criação da Turma Recursal de Jurisdição Exclusiva, que visa acelerar o julgamento de recursos nos Juizados Especiais.

A área promoveu ainda diversos programas, como o Viver Bem, que durante o mês de outubro de 2014 foi oferecido para todas as comarcas do interior, na modalidade à distância (EAD), com a participação de 100 servidores. Diversas outras atividades foram realizadas, entre elas, em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom), as campanhas Outubro Rosa (combate e prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (combate e prevenção ao câncer de próstata e ao diabetes). Apenas a campanha Novembro Azul contou com a participação de cerca de 300 pessoas.

Fonte: TJMG