A Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcou para o dia 22 de maio a audiência pública que irá discutir os critérios de ingresso de profissionais do direito na carreira da magistratura. No evento, a ser realizado no plenário do CNJ, em Brasília, entidades da magistratura e profissionais do direito debaterão possibilidades de aprimoramento da Resolução CNJ nº 75/2009.

A norma dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário. A resolução define, entre outros temas, as condições de abertura e as etapas do concurso, as características das provas e os critérios de classificação de candidatos.

A audiência pública reunirá especialistas em direito e representantes de escolas e associações da magistratura em um debate sobre o aperfeiçoamento na seleção de profissionais do direito vocacionados para a carreira de juiz e para a prestação de serviços jurisdicionais à sociedade.

Além de abordar a sistemática de seleção, o debate também deve tratar sobre o perfil e as competências desejáveis para o ingresso na carreira da magistratura.

Fonte: CNJ