Está aberta a temporada de debates em torno da segurança pública. Representantes da sociedade civil, do poder público e dos trabalhadores da área estão reunidos no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, onde acontece a Conferência Nacional de Segurança Pública – etapa Minas Gerais (Conseg-MG). Os trabalhos prosseguem até quinta-feira (23.07). Divididos em 14 grupos, os conferencistas escolherão, ao final do evento, sete princípios e 21 diretrizes que serão levados à etapa nacional, marcada para acontecer em Brasília, de 27 a 30 de agosto.
Magistrados mineiros estão participando da conferência, entre eles o diretor de Comunicação da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão do Ministério da Justiça.
No segundo dia, nesta quarta-feira (22.07), uma mesa de trabalho composta por representantes da sociedade civil, do poder público e dos trabalhadores da área de segurança discutiu a metodologia Conseg, proposta pelo Ministério da Justiça.
No terceiro e último dia de trabalho, dia 23, acontece, às 8h30, a votação dos princípios e diretrizes e, às 10 horas, a eleição daqueles que representarão Minas em Brasília. A parte da tarde será reservada à votação de desempate e à apresentação do resultado final dos trabalhos. No encerramento está prevista uma apresentação cultural.
* Com informações da Secretaria de Defesa Social
Foto: Renato Cobucci