unai_tjmg.jpgDurante reunião realizada na tarde de hoje, 3/11, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Resende, disse ao presidente do Conselho Deliberativo da Amagis, desembargador Tibagy Salles, ao diretor da Seccional de Unaí, juiz Adriano Zocche, ao prefeito de Unaí, Antério Mânica, ao presidente da Câmara de Vereadores do município, Euler Braga, ao presidente da OAB, Raimundo Cândido Júnior e a membros da OAB da cidade, que não será possível instalar uma Vara Criminal na comarca ainda na sua gestão.

Segundo o presidente do TJMG, muitos representantes de diferentes circunscrições judiciárias têm procurado o Tribunal para reivindicar a instalação de uma nova vara em suas comarcas. Entretanto, ainda de acordo com a explicação do presidente Sérgio Resende, a partir da avaliação da necessidade das diferentes regiões do Estado e às possibilidades orçamentárias, Unaí não foi classificada como prioritária e não deverá ser contemplada em 2009 e em 2010, quando encerra seu mandato.

De acordo como o diretor do Foro da Comarca e diretor da Seccional da Amagis em Unaí, juiz Adriano Zocche, o número de processos distribuídos em Unaí justifica a instalação de uma nova vara, a partir dos critérios estabelecidos pelo próprio Tribunal. “Apenas tenho a lamentar a situação orçamentária vivida hoje pelo Tribunal de Justiça, uma vez que a crise econômica acabou impondo também ao Tribunal uma redução de gastos”, comentou.

O presidente do Conselho Deliberativo da Amagis, desembargador Tibagy Salles, lembrou que até é possível instalar novas varas, entretanto não seria possível garantir o provimento das mesmas frente ao grande número de pedidos encaminhados ao tribunal e às dificuldades orçamentárias. O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, foi representado pelo desembargador Tibagy Salles.