A participação da mulher na sociedade e no sistema de Justiça foi tema de palestra da juíza e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Renata Gil, realizada nesta segunda-feira, 25 de março, na sede da Amagis. O evento contou com a participação especial da ativista pelos direitos da mulher, empresária e atriz Luiza Brunet, uma das madrinhas da campanha Sinal Vermelho, lançada em 2020 pelo CNJ e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

 

Elas foram recebidas pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, pela vice-presidente da Associação, juíza Rosimere das Graças do Couto, pela coordenadora da Amagis Mulheres, juíza Roberta Chaves Soares, e demais integrantes da diretoria.

Veja mais fotos aqui.

 

Luiz Carlos abriu o evento cumprimentando a todos os presentes e a participação da conselheira Renata Gil e da palestrante Luiza Brunet. “É uma honra recebê-las na sede da nossa Associação para tratar sobre os direitos das mulheres. Estamos muito empenhados com o tema de gênero, assim como também estamos empenhados quanto à equidade racial, entre outros temas. Neste momento, deixo aqui uma provocação para que também discutamos o problema do etarismo, que é outro tema muito caro para nós e que precisa ser debatido. Estamos muito gratos pela oportunidade de levantar esses assuntos tão importantes”, disse o presidente, ressaltando o orgulho de toda a Magistratura estadual em ter Renata Gil em uma cadeira no CNJ. 

 

A juíza Roberta Chaves destacou o pioneirismo de Renata Gil, hoje conselheira do CNJ, nas questões de gênero e seu empenho e esforço na defesa dos direitos da mulher. “Ela foi a primeira mulher a presidir a AMB e isso muito nos honra. Estamos muito felizes em recebê-la aqui, juntamente com Luiza Brunet, que dispensa apresentações, para tratar de um tema tão importante e tão caro a todos nós”, disse. A magistrada agradeceu a oportunidade de receber a empresária e ativista Luiza Brunet. “Toda sua luta e ações na luta pelo direito das mulheres nos orgulha muito. Você é uma guerreira, uma vitoriosa. Te agradeço imensamente pela oportunidade e por contribuir conosco por meio de sua história”, disse.

 

Assista abaixo ao evento: 


Caso a janela de vídeo nao abrir, clique aqui.

Igualdade de gênero 

Em sua apresentação, Renata Gil falou da atuação da Magistratura brasileira, seu importante papel na sociedade, da missão do Conselho Nacional de Justiça e da democratização interna do Poder Judiciário. Destacou os novos instrumentos dos tribunais de justiça na proteção das mulheres, no desenvolvimento de políticas de igualdade de gênero e das novas decisões do CNJ para as perspectivas de gênero, bem como todo o trabalho que tem sido desenvolvido com a sociedade nesse sentido. “A participação da mulher ainda é muito tímida, mas temos trabalhado muito as políticas afirmativas, sobretudo dentro do Judiciário. Tenho a certeza de que, em um curto espaço de tempo, esse quadro mudará”, garantiu.

Luiza Brunet destacou o olhar sensível da Magistratura para as questões de violência de gênero. “O acesso à Justiça e a sensibilidade de seus membros para levantar questões como essa são fundamentais porque é isso que a vítima espera, é quando ela, enquanto vítima, acredita que algo está sendo feito para reverter a situação de violência. Precisamos de mudanças radicais na sociedade na forma como ela trata questões de gênero e existe um movimento de extrema importância em todo País debatendo temas como o respeito, a paridade, o fim da violência doméstica. Essas mudanças começam por meio de discussões e ações, como essa aqui hoje, que colocam em pauta temas caros e fundamentais”, disse Luiza Brunet.

 

 

Ao encerrar o evento, a juíza Rosimere do Couto, que é vice-presidente da AMB, agradeceu a presença de todos e fez um agradecimento especial às duas convidadas, de acordo com ela, mulheres fortes e lindas por dentro e por fora. “Quero expressar minha gratidão a todos vocês por tornarem este evento tão significativo. Foi uma honra receber a conselheira Renata Gil e a renomada empresária e ativista Luiza Brunet em nossa Casa para discutir este tema tão importante. Suas palavras de aconchego, carinho e coragem são muito positivas para todas nós. Agradeço também a atuação da nossa Coordenadoria Amagis Mulheres que se empenhou na realização deste evento”, afirmou.

 

 

Medalha

Durante o evento, o presidente Luiz Carlos e a vice-presidente Rosimere do Couto agraciaram Renata Gil com a Medalha Guido de Andrade, a mais alta honraria da Amagis, pelos relevantes serviços prestados à magistratura. A conselheira agradeceu e destacou que recebe a Medalha com muito orgulho e a estende a todos os magistrados brasileiros.

 

Associados, associadas e familiares participaram do encontro que contou com a presença de diversas autoridades entre elas a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nanneti Caixeta, que representou o presidente do Tribunal, desembargador José Arthur Pereira; e a presidente do TRF6, desembargadora Mônica Sifuentes, o presidente do TCE-MG, conselheiro Gilberto Diniz; o desembargador aposentado do TRT3 e ex-ministro de estado do Trabalho, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello; dos ex-presidente do TJMG, desembargadores José Fernandes Filho e Nelson Missias de Morais (ex-presidente da Amagis e atual diretor presidente da ENM); do 1º vice-presidente do Colégio Notarial Brasileiro – Conselho Federal, Dr Eduardo Calais, representando a presidente, Dra. Giselle Oliveira; e da vice-presidente do Colégio Notarial Brasileiro – Seção Minas Gerais, Dra Walquíria Rabelo, representando o presidente, Dr Victor de Melo e Moraes.

O evento teve o apoio do Colégio Notarial Brasileiro – Conselho Federal e do Colégio Notarial Brasileiro – Seção Minas Gerais.