Em votação realizada nesta segunda-feira, 18 de novembro, o procurador de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt, o promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho e o procurador de Justiça Marcos Tofani Baer Bahia foram eleitos para compor a lista tríplice para escolha do novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, para o biênio 2025/2026. A apuração dos votos foi concluída logo após o encerramento da votação, tendo como resultado: 660 votos para Carlos André, 659 para Paulo de Tarso, 322 para Marcos Tofani e 133 votos para Geraldo Flávio Vasques. Também foram computados cinco votos em branco e quatro nulos. 

A lista tríplice será remetida pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, ao governador do Estado, Romeu Zema, que terá 15 dias corridos para nomear um deles para o cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. O novo procurador-geral de Justiça será empossado pelo governador no prazo de cinco dias úteis, contado da nomeação, e entrará em exercício em sessão solene do Colégio de Procuradores até o primeiro dia útil seguinte. 

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou os candidatos por colocarem seus nomes à disposição da Classe e pelo processo democrático realizado. “A Amagis parabeniza os membros do Ministério Público de Minas Gerais pelo exemplo de democracia e comprometimento institucional demonstrado na definição da lista tríplice para escolha do próximo procurador-geral de Justiça de nosso Estado. A todos os candidatos, expressamos nossa admiração e respeito por contribuírem para o fortalecimento das instituições e para a defesa dos interesses maiores do povo mineiro”, afirmou Luiz Carlos.