Despedida e boas-vindas foram o tom da sessão desta quarta-feira, 30, na 4ª Câmara Criminal do TJMG. Participando de sua última sessão como desembargador, Delmival de Almeida Campos recebeu os agradecimentos e as homenagens dos colegas de câmara, bem como dos demais magistrados presentes, servidores, amigos e familiares.
Ao abrir a sessão, o presidente da câmara, desembargador Júlio Cezar Guttierrez, destacou a espontaneidade e a simplicidade, características do magistrado e desejou felicidades em sua nova etapa da vida.
Presente à sessão, o presidente da Amagis, Herbert Carneiro, aderiu às homenagens e lembrou da convivência estreita e sempre respeitosa entre os membros da 4ª Câmara, da qual faz parte. De acordo com ele, Delmival deixa o exemplo de que é possível ser descontraído e simples sem deixar de ser responsável e comprometido com a Justiça. “Ele sempre foi cumpridor de seus deveres e um exímio julgador. Fica aqui, da minha parte pessoal e também da Amagis, a qual tenho a honra de presidir, o registro de um reconhecimento profundo a você pela contribuição que deu ao Poder Judiciário brasileiro”, disse Herbert Carneiro.
Os demais desembargadores presentes também homenagearam o magistrado, destacando a amizade, lealdade, irreverência e competência como suas principais qualidades. Servidores, representantes da OAB e do Ministério Público e familiares também renderam homenagens ao magistrado.
Ao fazer uso da palavra, Delmival Campos cumprimentou e agradeceu a todos presentes à sessão. Lembrou de sua trajetória, desde que saiu da cidade de Itinga, no vale do Jequitinhonha, falou sobre o volume de processos e de trabalho dos magistrados mineiros e destacou a importância da família. Ainda em seu discurso, ele leu trechos do poema de Madre Tereza de Calcutá, que diz: “Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo. Seja honesto e franco assim mesmo”. “Minha sorte é ter grandes amigos, como os que tenho aqui”, concluiu.
Boas VindasAinda durante a sessão de hoje, os magistrados deram boas-vindas ao desembargador Edison Feital, que substituiu o desembargador Herbert Carneiro na 4ª Câmara Criminal e foi promovido ao cargo de desembargador. Ele toma posse amanhã, 31, na 15ª Câmara Cível. Herbert Carneiro agradeceu publicamente ao magistrado pelo tempo em que o substituiu e disse que “Edison Feital é um juiz completo e que muito orgulha o Poder Judiciário”. Os demais presentes aderiram ao voto de boas vindas.
Trajetórias
Delmival de Almeida Campos é natural de Itinga (MG), formou-se em direito pela PUC Minas em 1969. Atuou como advogado por mais de 25 anos. Ingressou no Tribunal de Alçada através do quinto constitucional, onde foi presidente da 1ª Câmara Mista. É desembargador desde março de 2005, tendo integrado a 6ª e a 18ª Câmaras Cíveis e a 1ª e a 4ª Câmaras Criminais.
Edison Feital Leite nasceu na cidade de Ubá. Graduou-se pela Faculdade de Direito Milton Campos, em 1983. Em 2005, especializou-se em Direito Processual pela PUC Minas em associação com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Ingressou na magistratura em 1988, na comarca de Alto do Rio Doce. Passou também pelas comarcas de Jequitinhonha, Manhuaçu e Belo Horizonte, onde está desde 2001. Atualmente, é diretor de Saúde da Amagis e atua também no Curso de Formação Inicial da Ejef.
Voto de pesar
A perda da assessora do desembargador Herbert Carneiro, no TJMG, Denise Tavares Magela Soares foi lembrada pelos magistrados, durante a sessão. Ela faleceu no último dia 25 de outubro. O desembargador Delmival Campos proferiu voto de pesar, sendo seguido pelo desembargador Herbert Carneiro, que foi assessorado pela servidora durante os quatro anos no Tribunal. “Tive a sorte de tê-la como meu braço direito e esquerdo no gabinete e hoje me sinto como um de seus familiares”, afirmou Herbert Carneiro. Emocionado, Edison Feital, que trabalhou com a assessora no último ano, também aderiu ao voto de pesar.
A Missa de Sétimo Dia em memória da Sra. Denise Tavares Magela Soares será celebrada nesta quarta-feira, 30, às 18h15, na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte.