O TJMG empossou nesta quinta-feira, 15/12, o juiz Delvan Barcelos Júnior no cargo de desembargador. A promoção foi realizada ontem, 14/12, na sessão do Órgão Especial, pelo critério de merecimento, para a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Pedro Vergara. O magistrado integrará a 16ª Câmara Cível.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da solenidade e parabenizou o empossado. Os dois atuaram juntos como auxiliares da Presidência do TJMG entre 2018 e 2020. “Delvan Barcelos Júnior tem uma linda trajetória. É um magistrado íntegro e comprometido com a Justiça mineira, que continuará a engrandecer o Judiciário mineiro, como sempre tem feito e, agora, merecidamente na segunda instância do Tribunal”, disse o presidente da Associação.

Ao dar posse ao novo desembargador, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Filho, falou sobre sua trajetória no Judiciário, iniciada em 1996, e como seus esforços contribuíram para o aprimoramento e a inovação do Tribunal de Justiça, se referindo ao ano de 2012, quando, ainda juiz na Vara Regional do Barreiro, o novo desembargador participou do projeto piloto de implantação do Processo Judicial eletrônico no âmbito da Justiça mineira.



O presidente destacou a grande contribuição de Delvan no aparelhamento do Tribunal para o enfrentamento da pandemia. No biênio de 2018/2020, Delvan Barcelos assumiu, na condição de juiz auxiliar da Presidência na gestão do desembargador Nelson Missias de Morais, a coordenação da diretoria Executiva de Informática e da Diretoria de Comunicação Institucional. “Trata-se de um magistrado que vem trilhando no Judiciário mineiro um rico percurso, marcado pela dedicação e pelo espírito inovador. Agora, ele se junta a nós, na Segunda Instância, para atuar no contexto das sessões colegiadas e dos acórdãos. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais acolhe o novo desembargador com muita alegria”, afirmou o presidente do TJ.

O desembargador Delvan Barcelos Junior falou da alegria de tomar posse. “É o coroamento de uma carreira e uma honra muito grande fazer parte do Tribunal de Minas, uma Corte tradicional e respeitada. Espero contribuir para que o TJMG continue tendo renome nacional como uma das Cortes mais avançadas do ponto de vista tecnológico e também das decisões”, afirmou.

Natural da cidade de Passos, em Minas Gerais, Delvan Barcelos Júnior graduou-se em Direito no Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais “Vianna Júnior” em Juiz de Fora. Fez pós-graduação em Direito Público pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares, participou de um programa no Centro Dean Rusk, nos Estados Unidos, na área de Direito Comparado. Atuou como advogado na Caixa Econômica Federal onde, entre outros, exerceu a função de advogado-chefe do Jurídico Regional de Minas Gerais. Ingressou na magistratura mineira em 1996, tendo atuado, como juiz substituto ou titular em várias comarcas: Barbacena, João Pinheiro, Paracatu, Tombos, Palma, Tarumirim, Caratinga, Muriaé e, Belo Horizonte.

Além dos presidentes da Amagis e do TJMG, diversos magistrados participaram da solenidade de posse do desembargador Delvan Barcelos, entre eles o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; os ex-presidentes do TJMG desembargadores Geraldo Augusto de Almeida, Pedro Bittencourt e Gilson Soares Lemes; presidente do TRE/MG, desembargador Maurício Soares; o vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos; o ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia; os desembargadores integrantes da 16ª Câmara Cível; além de familiares do empossado e servidores.