Em demonstração de intenso carinho pela associação, o ex-Presidente, Des. Henrique Nelson Calandra, visivelmente emocionado, falou sobre as conquistas e os entraves enfrentados por sua equipe nas conquistas mais marcantes da gestão. “Nós progredimos e fizemos tantas atividades nessa gestão! Criamos, na verdade, mais que um método de administrar. Criamos uma união entre a Magistratura Estadual”, disse.
As realizações conseguidas pela APAMAGIS não foram poucas. Além de conquistas como a venda da Colônia de São Pedro, que estava com dificuldades de conclusão de obras; a superação do número de 3.000 associados; a realização de cerca de 200 eventos institucionais; e, principalmente, a conquista da visibilidade nacional, a Associação também lutou por questões que estavam estagnadas.
A reforma das entrâncias, a elevação do salário do Juiz substituto no mesmo patamar ao salário do Juiz federal com a implantação do subsídio, a luta pela implantação dos adicionais por tempo de serviço (ATS) e a apresentação de uma emenda que revisa a questão do quinto constitucional, foram algumas das lutas mais assíduas da gestão, segundo o Des. Calandra.
“Fica aqui o desejo de todos nós que o Brasil progrida como um país democrático, e que os grandes timoneiros desse biênio - Paulo Dimas, Roque Mesquita e Fernando Bartoletti - juntamente com a presidência do TJ-SP, faráo a diferença para a nossa comunidade e para o nosso Brasil”, encerrou o Magistrado.
Uma autoridade que se faz sempre presente nos encontros realizados pela APAMAGIS é o Secretário de Estado da Justiçaa e de Defesa da Cidadania, Dr. Luiz Antonio Guimarães Marrey, que deixou claro o motivo de sua colaboração nas empreitadas assumidas pela antiga Diretoria. “Essa Associaçã é composta por mulheres e homens de seriedade em uma função essencial ao Estado de Direito do país. Como representante do Governador, reconheço essa importância com a abertura do governo para diálogos e para os pleitos da Magistratura”, declarou Marrey.
A APAMAGIS, em parceria definitiva com o TJ-SP, deve acrescer muito ao Poder Judiciário. O Presidente Viana Santos disse deixar as portas do tribunal abertas para a Associação. Sobre a administração do TJ-SP, o Presidente do TJ-SP, Des. Viana Santos tem muitos anseios e expectativas. “Expectativas ou esperanças, muitas vezes não condizem com a realidade que será enfrentada. Gerenciar 45 mil servidores em atividade além dos desembargadores e juízes é uma tarefa árdua. Eu tenho esperança de poder contar com um grupo de desembargadores, chamado núcleo de gestão e planejamento estratégico, que abrange todas as áreas do judiciário”.
“Digo que temos grandes expectativas de dias melhores. Nós confiamos muito em você na presidência do TJ-SP, pois sabemos que você é um homem de diálogo, um homem feito para ouvir, aprender e agir. Já testemunhamos isso na APAMAGIS e na AMB e sabemos que esse papel de homem estadista, de competência se repetir na presidência do TJ”, disse o Des. Paulo Dimas, em resposta à declaração do Presidente do TJ.
Uma das novas metas da nova gestão é reaproximar o judiciário da sociedade, realizando uma campanha institucional de esclarecimento da população sobre as atividades do poder judiciário e a importância do juiz para a sociedade democrática.
De acordo com o Presidente da APAMAGIS, que testemunhou a luta dos desembargadores Sebastião Amorim e Henrique Nelson Calandra, todo o engajamento demonstrado por eles foi o que alavancou mais de 100 diretores na luta pelas prerrogativas dos magistrados, entre elas a interiorização da APAMAGIS, as lutas junto ao Congresso Nacional e ao CNJ e o aumento da representatividade junto aos órgãos governamentais. “Eu que vim de uma longa luta associativa, aceitei o desafio e praticamente recomecei uma carreira na APAMAGIS. Posso dizer que foi e continuará sendo um trabalho vitorioso”, disse o Presidente.
Já como Presidente da APAMAGIS, o Des. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti chamou sequencialmente o 1º Vice-Presidente, Des. Roque Mesquita e o 2º Vice-Presidente, Juiz Fernando Bartoletti para oficializar a posse. Em seguida, foram empossados o Juiz Irineu Jorge Fava, novo Diretor Secretário e Diretor - Tesoureiro da APAMAGIS, a Juíza Ana Paula Bandeira Lins, como Diretora - Adjunta do Departamento de Secretaria, os Conselheiros, Des. Antonio Benedito Ribeiro Pinto, Des. Antonio Raphael Silva Salvador, Des. Carlos Antonio Teixeira Leite Filho, Des. Sebastião Luiz Amorim, Des. Zélia Maria Antunes Alves, Juiz Álvaro Augusto dos Passos, Juíza Andrea Ribeiro Borges, Juiz Osni Assis Pereira e Juiz Flavio Fenoglio Guimarães. Apenas o Des. Paulo Alcides Amaral Salles, o Juiz Edison Aparecido Brandão, como Diretor Secretário Adjunto e o Juiz Elcio Trujillo, Diretor Adjunto financeiro não puderam comparecer à cerimônia de posse.
Fonte: Apamagis