O desembargador Afrânio Vilela participará de sua última sessão de julgamento como integrante da 2ª Câmara Cível do TJMG nesta segunda-feira, 20/11, que acontecerá no auditório do Tribunal Pleno, às 9h. Na oportunidade, ele receberá homenagens por sua trajetória na Magistratura mineira.
Na quarta-feira, 22/11, ele será empossado como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Trajetória
Afrânio Vilela nasceu em Ibiá, Minas Gerais. Ingressou na Magistratura mineira em 1989. Foi juiz em Resende Costa, Bom Sucesso e em Contagem além de cooperador nas comarcas de São João Del Rei, Conselheiro Lafayette e Entre Rios de Minas. Organizou o funcionamento dos primeiros Juizados Especiais.
Foi Juiz-Presidente da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais que realizou a primeira sessão em Minas Gerais. Autor do projeto em parceria com a PUC-Contagem para Estágio Supervisionado destinado a Acadêmicos de Direito nos Juizados Especiais, com certificação de prática judiciária. Extensão para o Judiciário no Estado. Foi Juiz Corregedor do Estado de Minas Gerais a partir de 1996, e Diretor do Foro de Belo Horizonte, por delegação especial do Corregedor-Geral de Justiça (1997/1999). Promovido a desembargador em 2005. Foi 1º vice-presidente do TJMG no biênio 2018/2020.
Veja aqui o currículo completo.