O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por indicação do vereador Henrique Braga. A solenidade foi realizada na noite desta segunda-feira, 13/6, na Câmara Municipal. O vice-presidente Sociocultural Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representou o presidente juiz Luiz Carlos Rezende, que estava em sessão jurisdicional no mesmo horário junto ao TRE, mas fez questão de enviar congratulações ao corregedor pela homenagem, “que é merecido reconhecimento pela história reta, austera e exemplar que Vossa Excelência desempenha em nosso Estado, seja como juiz onde os jurisdicionados o reverenciam, seja como homem simples e exemplar àqueles que desfrutam de seu convívio, sobretudo amigos e familiares”.

Veja aqui mais fotos da solenidade.

Ao abrir a cerimônia, o vereador Henrique Braga falou sobre a trajetória do desembargador homenageado, que é natural de São Francisco da Glória, na Zona da Mata mineira. “Nesta noite, a Câmara Municipal se sente honrada em oficializar esse reconhecimento, meu e de meus pares, por adotar o desembargador Agostinho Gomes como o mais novo filho da cidade de Belo Horizonte”, disse.

Em nome dos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça, o juiz Guilherme Sadi falou da gestão democrática e participativa do desembargador Agostinho, de seu brilhantismo à frente da Corregedoria e de seu desempenho exitoso, não obstante as agruras que os anos de 2020 e 2021 proporcionaram em razão da pandemia. “Os trabalhos de orientação e fiscalização inerentes à Corregedoria-Geral de Justiça em todo o Estado foram exercidos com normalidade. A dificuldade do exercício presencial no período da pandemia e, em alguns casos, a impossibilidade de sua realização, não impediu que fossem exercidos com proficiência os trabalhos de orientação e fiscalização a seu cargo”, disse o magistrado.

“Desta forma, sentimo-nos honrados de integrar esta gestão exitosa de Vossa Excelência e de poder compartilhar das conquistas e desafios que nos foram apresentados”. Por fim acrescentou que "a vida é como um jogo de futebol. Cada lance pode definir sua trajetória”, disse ele citando Mikael Johnathan e concluiu: “Desejamos que, na sua trajetória, você possa driblar as adversidades, fazer gols de alegria, ter Deus como seu técnico e ser este capitão que escuta sua equipe. Estaremos sempre na torcida por você e com você”.

Servidores da Corregedoria e familiares também saudaram o desembargador Agostinho, destacando sua honestidade, humildade e competência.

O desembargador Agostinho Gomes agradeceu as palavras e manifestações e falou de sua gratidão pelo título recebido. “Sentimos um grande amor pela capital mineira, cidade que nos adotou. Aqui construí minha carreira e minha vida. Estou muito honrado e muito grato a todos pelo título que representa um reconhecimento à toda nossa devoção por Belo Horizonte”, afirmou o magistrado, que fez um agradecimento também à Amagis.

“A nossa Associação sempre me apoiou em todos os momentos da minha carreira e por isso sou muito grato à Amagis”, disse.

Presenças

Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas o segundo vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto; o ex-presidente do TJMG e da Amagis, desembargador Nelson Missias de Morais; o procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares; a vice-presidente Financeira da Amagis e auxiliar da Corregedoria, juíza Roberta Rocha Fonseca; o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, diretor de Patrimônio da Amagis; o desembargador Sócrates Edgard dos Anjos, representando o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho; e o chefe de gabinete do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, Daniel Messias, representando o prefeito, além de magistrados, familiares e amigos do homenageado.