A nova diretoria da Amagis para o triênio 2019/2021 tomou posse na tarde desta quinta-feira, 3, em ato administrativo realizado no auditório da Associação. O evento contou com a presença de representantes do Judiciário mineiro, entre eles, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz James Ferreira Santos; o vice-presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros; e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Enéas Xavier.
Em seu discurso, o novo presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz Junior, destacou o compromisso assumido com os magistrados de fazer uma gestão participativa, compartilhada e democrática, que, segundo ele, começou com a expressiva participação dos colegas durante o processo eleitoral e continuará durante toda a sua administração. Para isso, Alberto Diniz diz contar com o apoio dos membros da nova diretoria, que conhecem e vivem a Magistratura e são dedicados às suas causas.
“Quero agradecer aos colegas de nossa diretoria, que me ajudaram no início dessa caminhada e estarão juntos conosco nos desafios que virão aí. Conto com cada um de vocês, valorosos colegas, para fazermos uma gestão de defesa intransigente da Magistratura, de suas prerrogativas e direitos. Assumo o compromisso com todos, associados ativos, aposentados e pensionistas”, afirmou o novo presidente.
Alberto Diniz Junior disse que pretende dar continuidade ao trabalho desempenhado durante a gestão do desembargador Maurício Soares, que deixa a presidência da Amagis após três anos de intensa atuação em defesa da classe. “Vi, acompanhei e participei do esforço do Maurício, nas idas e vindas pelo interior e, principalmente, a Brasília, para, mais do que conquistar avanços, impedir perdas e retrocessos e outras ameaças que ainda pairam sobre a Magistratura. Estaremos atentos e vigilantes em nome da independência funcional e do fortalecimento do Judiciário”, disse o presidente da Amagis.
Para a gestão que se inicia, um dos pontos de trabalho destacados por Alberto Diniz foi o compromisso com os colegas aposentados e aposentadas na defesa da paridade e da integralidade. “Isso é prioridade máxima, para resgatar a unidade da Magistratura, que não pode ser duas, muito menos dividida. Faremos justiça a todos vocês que construíram a nossa história, nossas conquistas e o que somos hoje”, ressaltou.
Ao se dirigir ao presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, o novo presidente da Associação afirmou que trabalhará afinado com sua gestão e com as propostas de buscar sempre a valorização da Magistratura e o fortalecimento do Judiciário. “A responsabilidade e o desafio são grandes e agravados pelas dificuldades político-econômicas do País, mas não haverá limites para a defesa da Magistratura e de um Judiciário mais próximo do cidadão. Onde quer que a Amagis vá, ela será a voz dos magistrados e magistradas estaduais. Minha dedicação será exclusiva, integral e permanente”, afirmou Alberto Diniz.
Por fim, o novo presidente da Associação agradeceu o irrestrito apoio de seus familiares, em especial o de sua esposa, Suzana, e de seus filhos Gustavo, Bárbara e Alberto. Leia aqui o discuro na íntegra.
Ao passar o cargo para o novo presidente, Maurício Soares externou sua satisfação de presidir a Amagis nos três últimos anos e agradeceu a todos que participaram dos intensos trabalhos nesse período. “Como há exatos três anos, nossas palavras são novamente de gratidão a todos os colegas pelo apoio, confiança e parceria em nossa gestão. Com a participação dos associados, tivemos uma atuação intensa em favor da valorização dos magistrados e defesa de seus direitos, além do aperfeiçoamento do Judiciário por uma justiça mais ágil e cidadã”, destacou.
Apesar das dificuldades e campanhas negativas enfrentadas nos três últimos anos, Maurício Soares ressaltou que foram alcançadas mais vitórias e conquistas do que perdas. “Por meio de nossa mobilização, impedimos, por exemplo, a tramitação de projetos contrários à classe, como o que criminalizava a atividade judicante e a aprovação do congelamento de salários de todo o serviço público na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo federal. Barramos também grave ação da Receita Federal, por não reconhecer nossos direitos, e atuamos contra o avanço de uma reforma da Previdência que imporia injustificáveis retrocessos”, pontuou.
Ainda no campo das conquistas, Maurício Soares destacou importante parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a direção do Tribunal de Justiça, para que fossem alcançados avanços na Lei Orgânica da Magistratura. “Aqui, faça um justo e necessário registro da parceria com o saudoso presidente Herbert Carneiro e com o presidente Nelson Missias pela vocacionada e eficiente gestão que imprimiram na administração do Tribunal”, afirmou Maurício Soares.
O ex-presidente da Associação desejou à nova diretoria uma gestão profícua e exitosa e reafirmou seu apoio integral para o fortalecimento da Magistratura. Leia aqui o discurso na íntegra.
Ao fazer uso da palavra, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, afirmou que é inconcebível imaginar uma gestão do Tribunal mineiro sem ouvir a Associação. Segundo ele, a ausculta das reais necessidades dos magistrados é feita em primeira mão pela Amagis, entidade respeita em todo o Poder Judiciário.
Nelson Missias disse ainda ser testemunha do incansável trabalho feito pelo ex-presidente Maurício Soares para garantir as conquistas da classe e do talento e da forte capacidade de interlocução do presidente Alberto Diniz para evitar perdas irreparáveis para a Magistratura.
“Não podemos deixar que nos subtraiam valores tão caros, como a irredutibilidade dos vencimentos e o tratamento isonômico entre juízes em atividade e aqueles que já se aposentaram. Essa é a espinha dorsal da magistratura. E o presidente Alberto Diniz, que agora assume a liderança dos magistrados mineiros, sabe muito bem a importância disso”, afirmou o presidente do TJMG.
Veja abaixo a composição da nova diretoria:
Presidente: Alberto Diniz Júnior
Vice-Presidente Administrativo: Luiz Carlos Rezende e Santos
Vice-Presidente Financeira: Luzia Divina de Paula Peixôto
Vice-Presidente de Saúde: Rosimere das Graças do Couto
Vice-Presidente de Interior: Paulo Fernando Naves de Rezende
Vice-Presidente Sociocultural-Esportivo: Jorge Paulo dos Santos
Vice-Presidente dos Aposentados e Pensionistas: Marli Maria Braga Andrade
Diretora-Secretária: Ivone Campos Guilarducci Cerqueira
Subdiretor-secretário: Evandro Cangussu Melo
Conselho Deliberativo:
Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro
James Ferreira dos Santos
Michel Curi e Silva
Vinícius de Ávila Leite
Vinícius Dias Paes Ristori
Fabiano Rubinger de Queiroz
Edmundo José Lavinas Jardim
Morvan Rabelo de Rezende
Antônio Armando dos Anjos
José Aluísio Neves da Silva
Marcos Alves Andrade
Maycon Jesus Barcelos
Carlos Alberto Pereira da Silva
Roberto das Graças Silva
Pedro Aleixo Neto
Riza Aparecida Nery
Elexander Camargos Diniz
José Romualdo Duarte Mendes
Alinne Arquete Leite Novais
Lailson Braga Baeta Neves
Raquel Bhering Nogueira Miranda
Conselho Gestor de Saúde
Segunda Instância:
Geraldo Domingos Coelho (Titular)
Marco Aurélio Ferenzini (Titular)
Valéria Rodrigues da Silva Queiroz (Suplente)
Edison Feital Leite (Suplente)
Capital:
Flávia Birchal de Moura (Titular)
Kenea Marcia Damato de Moura Gomes (Titular)
Clayton Rosa de Resende (Suplente)
Guilherme Azeredo Passos (Suplente)
Interior:
Dalton Soares Negrão (Titular)
Fábio Torres de Sousa (Titular)
Marcos Alberto Ferreira (Suplente)
Marcelo Carlos Cândido(Suplente)
Aposentados:
Ana Maria de Oliveira Froes (Titular)
José Maria dos Reis (Titular)
José Nicolau Masseli (Suplente)
Paulo Mendes Álvares (Suplente)