Conduzido pelos desembargadores Ana Paula Nannetti Caixeta e Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, Santiago, após a execução do Hino Nacional e do Hino do Judiciário mineiro, leu o termo de compromisso. Em seguida, o novo desembargador recebeu do presidente Herculano Rodrigues o Colar do Mérito Judiciário, honraria concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário ou à cultura jurídica. Também participaram da condecoração a esposa do empossado, Cláudia Dias Botelho Santiago, e os filhos Henrique, Isabela e Marina; o pai do magistrado, desembargador e ex-presidente do TJMG Sérgio Lellis Santiago; e a mãe de Alexandre Quintino Santiago, Míriam Quintino dos Santos Santiago.
Citando o escritor escocês Thomas Carlyle, que afirmava ser a história “a essência de inúmeras biografias”, Joaquim Herculano ressaltou que algumas biografias constituem exemplos para construir novos capítulos da história da humanidade. “O novo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas, Alexandre Quintino Santiago, seguiu os passos de seus antecessores. Ele faz parte da terceira geração de magistrados e profissionais do Direito da família Santiago, homens dedicados à Justiça e à sociedade, com seriedade e muito trabalho”, ressaltou o presidente do TJMG, discorrendo sobre a trajetória do avô, do pai e do tio do novo desembargador, que também fizeram carreira na magistratura.
“Desejo ao mais novo integrante deste Tribunal, aos seus familiares e amigos muita paz, saúde e prosperidade. O TJMG o recebe de coração e de braços abertos”, concluiu o Herculano Rodrigues.
Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra os desembargadores Herculano Rodrigues, presidente do TJMG; José Tarcízio de Almeida Melo, 1º vice-presidente do TJMG; José Antonino Baía Borges, 2º vice-presidente do TJMG; Manuel Bravo Saramago, 3º vice-presdiente do TJMG; Luiz Audebert Delage Filho, corregedor-geral de Justiça; o advogado-geral adjunto do Estado, Alberto Guimarães Andrade, representando o governador Antônio Anastasia; o procurador de Justiça Jacson Campomizzi, representando o procurador-geral de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt; o defensor público Eduardo Cyrino Generoso, representando a defensora pública-geral do Estado, Andréa Garzon Tonet; o juiz Bruno Terra Dias, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). Também compareceram à cerimônia os ex-presidentes do TJMG José Fernandes Filho, Márcio Aristeu Monteiro de Barros, Paulo Tinôco e Sérgio Lellis Santiago.
Currículo
Alexandre Quintino Santiago nasceu em 1953. É bacharel pela Faculdade de Direito Milton Campos (1989), com especialização em Direito Processual pela Faculdade de Direito de Ipatinga (FADIPA) e Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA - OAB/MG). No Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, foi auxiliar judiciário, oficial de gabinete e assessor judiciário.
Ingressou na magistratura mineira em março de 1996, quando assumiu a comarca de Arcos, onde ficou até 1998. Foi titular em Iguatama, Bambuí e Almenara. Em Ipatinga, foi juiz da 4ª Vara Cível. Substituiu nas comarcas de São Roque de Minas, Formiga, Jequitinhonha, Mesquita e Alvinópolis; cooperou em Timóteo.
Promovido por merecimento, em 2002, para Belo Horizonte, optou por permanecer em Ipatinga, onde coordenou o Juizado Especial e a Central de Conciliação Cível de 2000 a 2005. Em 2006, veio para a capital, atuando na 16ª Vara Cível. No período de 2007 a 2012, exerceu cooperação em diversas varas, integrando a 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Belo Horizonte.
Como docente, ministrou a disciplina de Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito de Ipatinga (2002 a 2007). Atuou também no Curso de Formação Inicial da Ejef, e foi diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral "Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira" do Tribunal Regional Eleitoral de Minas. Atualmente, é professor na Faculdade Novos Horizontes.
Foto: Marcelo Albert/TJMG
Fonte: TJMG