Foi realizada nesta quarta-feira, 27/4, a sessão especial de aposição do retrato do desembargador Alexandre Victor de Carvalho na galeria de presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ele presidiu o Tribunal Eleitoral de junho de 2020 a junho de 2021.
Em seu discurso, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho destacou honra e alegria em pertencer à galeria de magistrados que presidiram a Justiça Eleitoral mineira e fez diversos agradecimentos, entre eles aos colegas desembargadores do TJMG e aos servidores do TRE-MG. “Todos foram fundamentais para que pudéssemos ter êxito em nossa administração. Esse retrato que aí está reflete todos e cada um de vocês, que estarão sempre em meu coração. Agradeço também à minha família, que acreditou em mim e me ajudou quando eu achava que não ia conseguir, que me apoiou nos momentos mais complicados”, disse o ex-presidente do TRE.
Ouça abaixo o discurso do desembargador Alexandre Victor de Carvalho.
Veja a aqui a lista completa dos ex-presidentes do TRE-MG
Em sua manifestação, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, lembrou das dificuldades que a pandemia do coronavírus impôs na gestão do desembargador Alexandre Victor à frente do TRE-MG, mas que o magistrado o fez no seu ritmo possibilitando aos mineiros exercer a cidadania nas eleições municipais, num cenário de incertezas e de drama sanitário.
“Feitas todas as costuras, próprias de sua habilidade, o presidente Alexandre Victor driblou as adversidades, encorajou magistrados e servidores, cerrou fileiras com os órgãos de segurança, e permitiu que as eleições de 15 e 29 de novembro de 2020 transcorressem na normalidade esperada, com a paz oferecida pelo Judiciário Eleitoral”, sublinhou o presidente da Amagis.
Além disso, Luiz Carlos Rezende e Santos destacou o time que acompanhou o desembargador Alexandre Victor durante sua gestão, os juízes Joemilson Donizetti Lopes, auxiliar da Presidência, o servidor Maurício Caldas, e a juíza Roberta Fonseca, auxiliar para a Escola Judiciária, junto com a servidora Noriko Tsukamoto, além da assessora Adriana Resende, que contribuíram e auxiliaram na gestão do Tribunal.
O trabalho institucional também foi lembrado pelo presidente da Amagis, observando que Alexandre Victor esteve sempre sensível à situação dos gabinetes dos membros da Corte Eleitoral, permitindo o recrutamento de servidores do Tribunal para cargo de assessoramento dos juízes, além de revolucionar fisicamente os espaços, e entregando gabinetes dignos aos magistrados que ali dedicam suas atividades.
Leia aqui o discurso completo do presidente da Amagis.
O presidente do TRE-MG, Marcos Lincoln dos Santos, afirmou que teve a grata satisfação de servir como vice-presidente e corregedor eleitoral na profícua e exitosa gestão do desembargador Alexandre Victor. “Desse nosso, posso afirmar que Sua Excelência cuidou do engrandecimento do Tribunal Eleitoral mineiro, com esmero e dedicação, tomando medidas oportunas e decisões corajosas desde sua posse, sempre com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional, afirmou o desembargador Marcos Lincoln.
O presidente do TRE-MG fez um cumprimento especial ao presidente da Amagis. “Tenho um grande apreço ao juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, uma vez que sua excelência, quando ainda no curso da Ejef, o recebi para um estágio na 10ª Vara de Família de Belo Horizonte, desde então sua excelência já demonstrou seu talento, capacidade e dinamismo”, disse.
Durante a solenidade, o homenageado desembargador Alexandre Victor de Carvalho fez uma distinção especial ao presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, segundo ele, um juiz extremamente competente sob o ponto de vista técnico. “Na Vara de Execução Penal, a tornou uma referência no Brasil e no Mundo, bem como o fez no comando de projetos no TJMG como o Novos Rumos, lidando e defendendo as Apacs”, disse o desembargador Alexandre Victor se referindo ao presidente da Associação.
Compuseram a mesa de honra do evento o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln; o ex-presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho; o desembargador Orlando Adão Carvalho (pai do magistrado homenageado); o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes; o vice-presidente e presidente eleito do TRE-MG, desembargador Maurício Soares; o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, que também é integrante da corte eleitoral do TRE. Também os membros da Corte Eleitoral de Minas Gerais juiz Guilherme Doehler, juíza Patrícia Henriques, juiz Marcelo Vaz Bueno; e os membros substitutos da Corte, desembargadores Octávio Boccalini (vice-presidente eleito do TRE-MG) e Ramon Tácio, os juízes Lourenço Capanema, Marcelo Trigueiro e Arivaldo Resende, e o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato Fonseca. Juiz auxiliar da presidência Adilon Claver e juíza Cristiana Ribeiro.
Também estiveram presentes o ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, e os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel, Rogério Medeiros e Pedro Bernardes. Familiares do homenageado, Sra. Terezinha Victor Carvalho, mãe do desembargador. A esposa Andreza Campos Victor de Carvalho. A irmã, Sra. Adriana Victor de Carvalho. O filho Guilherme Souza Victor de Caralho e sua esposa Natália Damasceno Victor de Carvalho. O filho João Victor Campos de Carvalho.
Trajetória
Natural de Governador Valadares, Alexandre Victor de Carvalho é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Gama Filho. Integrou o extinto Tribunal de Alçada mineiro e foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG em 2005. Presidiu o Tribunal Eleitoral de junho de 2020 a junho de 2021.